Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Denunciante quase vai preso ao expor deputado

Compartilhe esta notícia:

A vacinação contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Na reversão de expectativas em que se transformou o depoimento de Luiz Dominguetti Pereira, que acusa o ex-diretor de Logística do Ministério de Saúde de lhe pedir propina, o vendedor quase saiu preso por haver exposto um áudio constrangedor do deputado Luis Miranda (DEM-DF), testemunha-chave da CPI da Pandemia, fazendo negócios. O áudio é de 2020 e o já deputado insistia na venda de luvas, um dos equipamentos de proteção individual para hospitais.

Ops, deu errado
A cúpula da CPI, hostil ao governo, saiu em socorro de sua testemunha-chave, confiscando o celular do denunciante e desqualificando o áudio.

Deputado não faz negócios
Alegaram que o áudio não dizia respeito a vacinas, mas a luvas, como se um deputado federal pudesse fazer negócios de qualquer natureza.

Vendedor insistente
Ao se referir a Miranda, que na CPI virou arauto da moralidade, Pereira disse que ele era “o que mais incomodava”, insistindo em vender.

Muito a explicar
Figura controvertida, Miranda foi acusado de aplicar golpes em Brasília, mudar-se para Miami e lá também sofrer acusações ainda mais graves.

Média diária de vacinação no Brasil é 613 mil doses
O Brasil fechou o primeiro semestre do ano superando expressiva marca de 101 milhões de vacinas contra covid aplicadas na população. Desde a primeira, em 17 de janeiro, tem sido uma campanha de imunização difícil, devido à oferta mundial bem abaixo da demanda, mas que completa 165 dias com média diária de mais de 613 mil doses. Ficamos atrás apenas dos grandes produtores de vacinas como Estados Unidos, Índia e China.

Quase um terço
A aguardada aceleração da vacinação no Brasil veio em junho, com 32,5 milhões de doses aplicadas, quase um terço de toda a campanha.

Chupa, Boris
A média de doses aplicadas no Brasil é quase o dobro da registrada no rico e poderoso produtor de vacinas Reino Unido, que tem 377 mil/dia.

Titãs da imunização
Segundo o Our World in Data, a Índia passou os EUA no total de doses e na média diária. São 1,97 milhão, contra 1,65 milhão dos americanos.

Balanço da vacina
O Brasil superou a marca de 102 milhões de vacinas aplicadas no braço do brasileiro. São 75,2 milhões de pessoas com ao menos uma dose da vacina, das quais 26,8 milhões estão totalmente imunizados.

Emprego é sensacional
Tarcísio Freitas (Infraestrutura) descreve como “sensacional” o resultado do Cadastro Geral de Empregos e Desempregos, que registrou 1,2 milhão de empregos formais criados nos cinco primeiros meses de 2021.

Mestre dos mestres
Em visita à sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, o chanceler Carlos França se referiu ao chefe da representação brasileira na entidade, embaixador Pedro Fernando Brêtas Bastos, como “professor dos professores” da diplomacia nacional.

Pedido sem fundamento
O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-SP), disse que o pedido do Psol no Conselho de Ética para puni-lo não tem fundamento e que não passa ainda de uma acusação a ser apurada.

Bastidores azedos
Ministros do Tribunal de Contas da União identificam as digitais do empresário Carlos Suarez e do filho de outro ministro em críticas e ataques publicados em sites. A intriga azedou os bastidores do TCU.

Pedala, Maranhão
Concentrado na mudança do PCdoB para o PSB, de olho em 2022, o governador Flávio Dino está tomando um baile. O Maranhão é único estado do Nordeste que ainda não atingiu 10% da população imunizada.

Jogo de palavras
Estudo da Verizon, gigante americana das comunicações, e da brasileira Apura Cyber Intelligence em 88 países concluiu que 40% dos cibercrimes incluem manipulação psicológica para obtenção de dados confidenciais.

Crise dos tigres asiáticos
Há 24 anos, o colapso da moeda tailandesa baht provocava, em 2 de julho, o início da crise financeira asiática de 1997, que só teve resolução após intervenção de US$ 40 bilhões do Fundo Monetário Internacional.

Pensando bem…
… se tinha gente atrás de pretexto para chamar a CPI de “pornográfica”, já achou. Após um senador e depoente usaram a expressão mais chula do “aquilo roxo”, ao vivo, na TV, com crianças na sala.

PODER SEM PUDOR

Candidato a patife
O saudoso senador Jefferson Péres (AM) decidiu disputar com o senador Cristovam Buarque (DF) a candidatura do PDT à sucessão do então presidente Lula. Péres estava intrigado com a transformação dos presidentes, depois de eleitos, e com seu jeito cortante de manifestar opinião, ele perguntou: “Será que você vira patife ao chegar ao poder? Gostaria de ser testado…”

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Porque os Supremos ministros do STF são contra o voto auditável?
Kassab aposta em Rodrigo Pacheco para presidente
https://www.osul.com.br/denunciante-quase-vai-preso-ao-expor-deputado/ Denunciante quase vai preso ao expor deputado 2021-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar