Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2024
Redes estão localizadas na área da mancha de inundação, onde foram afetados 500 quilômetros de estruturas
Foto: Luciano Lanes/PMPAO Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) atingiu nesta segunda-feira (11), a marca de 315 quilômetros de redes de drenagem restabelecidas desde a enchente em Porto Alegre. O total leva em consideração a área correspondente à mancha de inundação, onde foram afetados 500 quilômetros de estruturas.
Desde junho, quando foi iniciada a força-tarefa de limpeza, as equipes já atuaram em cerca de cinco mil bocas de lobo e mais de sete mil poços de visita. Ao todo, 20 equipes de limpeza atuam concomitantemente em Porto Alegre, sendo quatro delas com caminhões supersugadores, que têm capacidade maior.
“A enchente foi um episódio excepcional, que demandou uma resposta excepcional por parte do Dmae. Por isso, abrimos esta nova frente de trabalho, focada na área atingida pela cheia, sem deixar de executar a programação normal, que é rotineira e permanente”, afirma a diretora de Operações do Dmae, Isabel Costa.
Programação
Nesta semana, o Dmae permanecerá atuando em todas as regiões da cidade. Na Zona Norte, a agenda inclui os bairros Farrapos (ruas Társo Galvão Bueno Filho, João Krolikowski, Coronel Luiz Riviello, Joaquim Américo Magadan, Armando Amado Potrich e Carlos Galvão Krebs) e Sarandi (ruas Josué de Castro, Professor Basil Sefton e Senhor do Bom Fim, além dos acessos 15B e 5C da Vila Nova Brasília).
Já na área central, haverá limpeza nos bairros Cidade Baixa (avenidas Loureiro da Silva, Venâncio Aires e ruas José do Patrocínio e General Lima e Silva), Floresta (ruas Câncio Gomes, Sete de Abril e Hoffmann), Centro Histórico (rua Dr. Flores), Praia de Belas (Parque Marinha do Brasil), Independência (rua Tomaz Flores), Auxiliadora (rua Artur Rocha) e Bela Vista (rua Passo da Pátria).
Nas zonas Sul e Leste, a limpeza será por demanda, considerando a fila do Sistema 156. Os servidores trabalham das 8h30 às 17h, com uma hora de intervalo. O cronograma pode sofrer alterações em caso de atendimentos de emergência, ou em decorrência de chuvas intensas.