Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 26 de janeiro de 2021
Depois de cinco anos, a Apple voltou a ser a marca mais valiosa do mundo, superando outros gigantes da tecnologia, a Amazon e o Google, de acordo com o relatório Brand Finance 2021. A estratégia de diversificação capitaneada pelo presidente da companhia, Tim Cook, fez o valor da marca dar um salto de 87% em um ano, atingindo 263,4 bilhões de dólares.
O relatório cita a forte aposta da fabricante do iPhone em serviços, com o crescimento de ofertas como Apple Music e Apple TV+, que vieram para inserir a marca ainda mais no cotidiano das pessoas. “A Apple mostra habilidade de se reinventar continuamente e consegue se diferenciar de outras fabricantes de equipamentos, o que contribuiu para a marca ser a primeira empresa dos Estados Unidos a atingir valor de mercado de 2 trilhões de dólares, em agosto de 2020”, diz o relatório.
O retorno da Apple ao topo não significa que a Amazon, líder do ano anterior, tenha perdido terreno. Segundo o estudo, a empresa viu o valor de sua marca subir 15% ao longo do ano passado, para 254,2 bilhões de dólares. O levantamento lembra que a empresa foi beneficiada pela pandemia de covid-19, quando o uso do e-commerce cresceu em todo o mundo. A companhia, também presente em outros diversos segmentos, não tem medo de grandes investimentos: em 2020, comprou 11 aviões para agilizar suas entregas e melhorar a experiência do consumidor.
O “top 3” das marcas mais valiosas do mundo é completado pelo Google, que perdeu uma posição em relação ao ano passado. Apesar de dominar a internet em todo mundo, o buscador ficou quase no “zero a zero” no ano passado, com um avanço de 1% no valor de sua marca, para 191,2 bilhões de dólares. Na visão da Brand Finance, a companhia está “marginalmente atrás” dos concorrentes em termos de diversificação e, por causa da pandemia, reportou a primeira queda de receita de sua história.
Além de Apple, Amazon e Google, há uma forte presença de empresas de tecnologia entre as dez maiores marcas do mundo. As outras sete integrantes do “top 10” são: Microsoft, Samsung, Walmart, Facebook, ICBC, Verizon e WeChat. De todas essas companhias, apenas duas — a varejista Walmart e o banco chinês ICBC — não têm origem no setor.
Em grande parte dos setores, a Brand Finance notou que as empresas que mais ganham valor de marca — e, por conseguinte, presença na cabeça do consumidor — são as novas entrantes, que ajudaram a criar disrupção no “estado das coisas” de seu ramo de atividade.