Depois de dois anos, Porto Alegre volta a ter neste sábado (23) e domingo (24) uma das maiores celebrações religiosas presenciais da cidade. A Festa de São Jorge deve reunir milhares de devotos em muitas celebrações e duas grandes procissões neste fim de semana. A paróquia, localizada na avenida Bento Gonçalves, 2948, no bairro Partenon, preparou uma programação religiosa e social com festejos populares.
Neste sábado (23), haverá missa de hora em hora até às 18h30min. Às 19h30min, acontece a Procissão Luminosa pelas ruas e avenidas da Zona Leste, quando a imagem de São Jorge será carregada “pedindo a proteção contra a violência e inspiração para a paz e o respeito à diversidade”, segundo a organização do evento. Para a procissão luminosa, a paróquia solicita que as pessoas levem flores e velas “para realizar uma bela manifestação de fé”.
Já no domingo (24), às 9h, será celebrada a missa dominical seguida da tradicional Procissão de São Jorge e bênção aos peregrinos. Após a romaria, à tarde, acontecem o almoço e os festejos populares.
O pároco da Paróquia São Jorge, padre Sérgio Belmonte, destaca que neste ano o tema da festa “Com São Jorge, construir a Paz, cuidar da vida e incluir a todos”, expressa “a necessidade de estabelecer relações harmoniosas, promover os cuidados da saúde para a superação da pandemia, respeitar a diversidade e garantir a inclusão social com trabalho e renda para que todas as pessoas possam viver com dignidade”. “São Jorge é um santo que acolhe a todas as pessoas, independente de profissão religiosa, origem e opção de vida”, diz o religioso.