Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de fevereiro de 2025
O deputado vai liderar o grupo pelos próximos dois anos.
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos DeputadosO deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) foi eleito nessa terça-feira (25) presidente da Bancada Evangélica no Congresso.
Ele foi eleito por 117 votos favoráveis contra 61 de Otoni de Paula (MDB-RJ), outro candidato na disputa. O parlamentar será empossado nesta quarta (26), em um culto programado para um auditório da Câmara dos Deputados.
O deputado vai liderar o grupo pelos próximos dois anos. Segundo registros da Câmara, atualmente, 246 deputados e senadores integram a bancada.
Apesar de haver registro de outras disputas, o grupo costuma eleger seus presidentes por aclamação, sem eleições.
No entanto, divergências sobre a própria posição política da bancada em relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) racharam o grupo, que precisou ir para o voto decidir seu novo presidente.
Nascimento derrotou o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), ligado à Assembleia de Deus e apoiado pelo atual presidente da bancada evangélica, Silas Câmara (Republicanos-AM).
Nos últimos anos, o parlamentar se afastou de Jair Bolsonaro (PL) e fez acenos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que incomodou colegas de bancada.
A deputada Greyce Elias (Avante-MG), que havia se colocado na disputa, retirou a candidatura para apoiar Nascimento.
O atual presidente da Frente Parlamentar, Silas Câmara, disse que Otoni, derrotado nas eleições e apontado pelos colegas como um deputado que se aproximou de Lula, sempre foi uma voz ativa na defesa dos evangélicos.
“Na história, o ator foi sim um deputado que se levantou corajosamente para defender a direita, os cristãos, a vida, a família e o nome de Deus”.
Já o novo presidente da Frente afirmou que vai trabalhar pela defesa da família e por pautas contrárias ao aborto e à liberalização das drogas.
(AG)