Flavio Pereira
Responsável pelo relatório preliminar da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa que apura as denúncias indicando supostos desvios pelo deputado Diógenes Basegio (PDT), de salários dos funcionários e de verbas de ressarcimento de uso de veículos, o deputado Marlon Santos conversou com o colunista sobre os possíveis desdobramentos do episódio. Marlon não adianta qual o rumo que dará o relatório, mas deixa claro que “no terreno das hipóteses, se o relatório apontar para a abertura de processo pela comissão de ética, o deputado investigado precisará renunciar ao mandato antes do final da leitura deste documento, sob pena de, em caso de cassação, tornar-se inelegível e, naturalmente, ter seus direitos políticos suspensos. Caso o relatório sugira o arquivamento do procedimento, tudo se encerrará na manhã desta terça-feira. A comissão é presidida pelo deputado Juliano Roso (PCdoB) e se reúne a partir das 18h30min no plenarinho da Casa.
Aumenta o vale-refeição
A Assembleia Legislativa recebeu nessa segunda-feira o projeto do governo que fixa em R$ 8,66 o valor unitário do vale-refeição aos servidores da administração direta e autarquias. O reajuste do vale-refeição neste valor é retroativo a 1° de abril.
Confirmando os secretários-adjuntos
Os cargos de secretário-adjunto, que foram extintos no final do governo Tarso Genro, são agora reativados formalmente com o projeto 251 do governo do Estado, que estipula “em todas as secretarias do Estado uma função de secretário-adjunto, que auxiliará o titular na direção do órgão e exercerá atividades de coordenação e orientação, especialmente no que concerne ao desenvolvimento dos programas e das ações da respectiva pasta, independentemente de outras atribuições que lhe forem delegadas”.
Secretaria de Minas e Energia quer identificar gargalos
Com o protagonismo do jovem secretário, o tucano Lucas Redecker, a Secretaria de Minas e Energia promove mais três reuniões nesta semana para ouvir a sociedade sobre as demandas a serem incluídas no Plano Energético do Estado. As reuniões, confirmadas pela secretaria, serão quinta-feira em Lajeado e Santa Cruz do Sul, na sexta-feira em Santa Maria e na próxima semana em Novo Hamburgo e Caxias do Sul. Redecker quer identificar “os gargalos que precisam ser enfrentados no setor energético gaúcho para obter um abastecimento com qualidade e continuado pelos próximos dez anos”.
Governador manda recado aos faltosos
Ao presidir nessa segunda-feira o ato de assinatura do Acordo de Resultados 2015, construído com base em indicadores de prioridades que deverão ser atendidas em cada área, o governador José Ivo Sartori não fez cerimônia para criticar a ausência de alguns gestores. Chegou a advertir que a ausência não vai isentá-los de cumprir com as metas. Já no início da solenidade no Palácio Piratini, Sartori criticou a estrutura organizada pelo cerimonial, segundo ele, “com muito formalismo”. Ao final, para amenizar, leu um poema para os secretários e gestores presentes.