Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Deputado que ofendeu ucranianas perde mais de 50 mil seguidores nas redes sociais

Compartilhe esta notícia:

"Mamãe Falei", como é conhecido, viajou à Ucrânia para, segundo ele, ajudar na resistência contra a invasão russa. (Foto: Reprodução)

O deputado estadual por São Paulo Arthur do Val sentiu em suas redes sociais, nos últimos dias, o reflexo do amplo repúdio gerado pelos áudios de teor sexista que gravou na Ucrânia. Um levantamento da plataforma MonitoraBR identificou que, da última sexta-feira, quando o conteúdo foi divulgado, até a última segunda-feira, Do Val perdeu mais de 50 mil seguidores no Facebook e Instagram.

Nos áudios, o deputado, conhecido como Mamãe Falei, descreve como vê as mulheres ucranianas. Na visão dele, elas “são fáceis porque são pobres”. Já em outro momento, Do Val afirma que, entre as refugiadas, só havia “deusas” e que a fila da melhor balada do Brasil não chegava aos pés da de ucranianas. Após grande repercussão negativa, o impacto foi visto em seus perfis nas redes.

O levantamento mostra que, no perfil do deputado estadual no Facebook, houve uma perda de 26.184 seguidores desde a última sexta-feira. Ainda assim, porém, ele somava 1.643.506 seguidores no total. Nesse período, foram feitas cinco publicações, que resultaram em quase 102 mil interações, entre reações, comentários e compartilhamentos. As palavras “lixo” (121 vezes), “merda” (118), “vergonha” (91) e “caráter” (75) foram as mais citadas pelos internautas que comentaram os posts.

No Instagram, o saldo foi similar: de 4 a 7 de março, Do Val perdeu 26.643 seguidores e até segunda somava 702.076 pessoas em seu perfil. Na plataforma, nesse período, também foram feitas cinco publicações com quase 179 mil interações.

No sábado, quando desembarcou em São Paulo, Arthur do Val admitiu a autoria das mensagens de voz. Ele havia justificado sua ida à Ucrânia, junto ao coordenador do MBL, Renan Santos, como forma de ajudar na resistência à invasão da Rússia.

“Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso. O que falei foi um erro num momento de empolgação. Foi um áudio machista, assumo, peço desculpas a todas as mulheres”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.

Nesta terça-feira (8), o Podemos aceitou um pedido de desfiliação de Do Val, que já havia retirado a sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. O deputado estava filiado ao partido há cerca de um mês. Do Val também anunciou a saída do Movimento Brasil Livre (MBL), sob a justificativa de não querer que as pessoas sofram as consequências de um erro que foi seu.

Em carta enviada aos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta terça-feira, o deputado Arthur do Val (sem partido) disse que é “justo e necessário” haver uma punição por suas falas machistas, mas afirmou que a cassação, como pedem os deputados, é “excessiva”.

“Assumo e entendo a necessidade desta Casa em aplicar-me uma punição. É justo e necessário. Entretanto, peço encarecidamente que considere a ausência de dolo e de dano a terceiros na dosimetria da pena”, escreveu. “Se de um lado a punição é necessária, de outro, a cassação se faz excessiva”, completou Do Val, que é alvo de 16 representações no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de SP que pedem a cassação de seu mandato. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Grávidas terão auxílio de 65 reais por nove meses
Governo federal cogita subsidiar combustíveis por três meses com 27 bilhões de reais
https://www.osul.com.br/deputado-que-ofendeu-ucranianas-perde-mais-de-50-mil-seguidores-nas-redes-sociais/ Deputado que ofendeu ucranianas perde mais de 50 mil seguidores nas redes sociais 2022-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar