Domingo, 12 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Deputados da oposição criticam fala de Lula em live sobre seu mandato: “Típico de ditadores”

Compartilhe esta notícia:

Identificado como André Luiz, perfil que fez ameaça a Lula está sendo investigado pela Polícia Federal. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Deputados da oposição criticaram a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em live nessa terça-feira (19). Ele queixou-se de que suas vitórias eleitorais são atribuídas à “sorte” e afirmou que, se isso fosse verdade, deveria ser mantido no mandato indefinidamente. “Se é verdade que eu tenho sorte, o povo deveria me eleger para sempre”, afirmou.

“Típico de ditadores, permanecer no poder sem dar lado para a verdadeira democracia. Sabemos que no Brasil só podemos ter dois mandatos consecutivos, mas com essa fala, Lula deixa claro suas reais intenções”, afirmou Rodolfo Nogueira (PL-MS).

A edição da live semanal contou com a participação da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que aproveitou a ocasião para criticar Elon Musk e pedir regulação das redes sociais após ataque hacker sofrido na semana passada.

Os parlamentares também criticaram a fala de Janja. “Estamos lidando com uma pessoa sedenta pelo poder”, completou Messias Donato (Republicanos-ES). “Na mesma live, tanto ele quanto Janja bateram na tecla da censura das redes sociais. O povo precisa estar muito atento.”

Para o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN), Lula deseja “perpetuar-se no poder”. “Democracia precisa ter alternância de poder, o contrário disso é ditadura”, afirmou. “Isso mostra o que eles carregam no DNA: um traço ditatorial e autoritário”, comentou Rodrigo Valadares (União-SE).

Há uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata sobre o tema em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A matéria aguarda a designação de um relator desde março deste ano.

Ano de desafios

Durante a Live, Lula afirmou que 2024 será um ano de desafios, mas que está com disposição e otimismo para fazer o Brasil crescer. “Quando falo para Deus que quero viver 120 anos, é porque tenho disposição de fazer com que o povo consiga subir a escada inteira nesse país. Esse país não pode continuar assim: o povo sobe um degrau, cai outro. A gente nunca chega no fim da escada e eu quero que esse povo chegue ao fim da escada”

“Quando falo para Deus que quero viver 120 anos, é porque tenho disposição de fazer com que o povo consiga subir a escada inteira nesse país. Esse país não pode continuar assim: o povo sobe um degrau, cai outro. A gente nunca chega no fim da escada e eu quero que esse povo chegue ao fim da escada”, disse Lula.

“Eu quero que esse povo conquiste direitos, eu quero transformar esse país num país de classe média onde as pessoas possam comer bem, se vestir bem, viver bem, passear bem, cuidar da sua família. E nós vamos construir esse país”, destacou Lula.

Após Janja ter as contas nas redes sociais invadidas na última semana, o presidente Lula também fez um apelo durante o bate-papo. “É um negócio criminoso, não dá pra não tratar como algo criminoso. Tem gente se matando, se violentando, então nós vamos ter que fazer uma regulação séria e, vou dizer mais: não é uma regulação só para um país, é uma regulação para o mundo”, disse o presidente.

De acordo com Lula, há exemplos bem-sucedidos de regulação em outros países, como na União Europeia, no Canadá e na Austrália. “A gente vai ter que olhar o que foi feito, vamos ver o que está acontecendo na China, nos Estados Unidos, mas é preciso que o mundo tome cuidado com isso. O mundo já era preconceituoso contra o negro, mulher, pobre, agora com a internet virou hiper preconceituoso, porque as pessoas transformam seu preconceito pessoal para milhares de pessoas”, concluiu o presidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e do Palácio do Planalto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O indulto de Natal de Lula exclui condenados pelo ataque a Brasília e réus por violência contra mulheres
Lula prepara discurso natalino falando em união, depois de defender polarização com Bolsonaro
https://www.osul.com.br/deputados-da-oposicao-criticam-fala-de-lula-em-live-sobre-seu-mandato-tipico-de-ditadores/ Deputados da oposição criticam fala de Lula em live sobre seu mandato: “Típico de ditadores” 2023-12-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar