Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Derrota de Boris Johnson: parlamento aprova urgência para projeto que barra Brexit sem acordo

Compartilhe esta notícia:

(Foto: TOLGA AKMEN / AFP)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, sofreu nesta terça-feira (3) uma derrota no Parlamento que pode atrapalhar seus planos de impor um Brexit sem acordo a qualquer custo para o dia 31 de outubro. O Parlamento britânico aprovou, na noite desta terça-feira, uma moção de urgência para a votação de um projeto de lei que pretende impedir que a saída do Reino Unido da União Europeia aconteça sem um acordo de transição. Esta foi a maior derrota do primeiro-ministro, desde que ele assumiu o cargo, em 24 de julho, com um discurso de que o Brexit aconteceria “de qualquer maneira” no prazo previsto, 31 de outubro. Foram 328 votos a favor, sendo 21 de conservadores, e 301 contra.

Derrotado, Johnson ameaçou propor eleições se a medida for aprovada nesta quarta. Desde 1894 um premier britânico não era derrotado em sua primeira votação no Parlamento. “Teremos que fazer uma escolha. Não quero uma eleição, mas a população terá que escolher quem irá a Bruxelas em 17 de outubro para resolver isso. Se os parlamentares votarem por mais um adiamento sem sentido, o único caminho adiante será uma eleição”  afirmou, referindo-se à data de reunião do Conselho Europeu, uma última oportunidade para um novo acordo ou para uma extensão do Brexit.

É possível acontecer um novo Brexit?

Enquanto aumentava as expectativas em casa, Johnson acelerou as discussões com Bruxelas por meio de seu negociador do Brexit, David Frost, em uma tentativa de encontrar uma alternativa para a cláusula das Irlandas, um elemento do acordo proposto do Brexit que tem sido o principal tema de impasse.

Mas críticos afirmam que não há tempo suficiente para se arranjar uma solução à questão complexa antes do fim de outubro. E muitos dizem que as negociações, além da insistência de Johnson para o Brexit a qualquer custo, são somente uma estratégia com foco em uma eleição geral, cuja ele pode se enquadrar como o candidato que fez um duro esforço para entregar um Brexit ungido pela vontade do povo, contra políticos de carreira e outras figuras de Westminster.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Juiz do TRF-4 nega a Lula uso de mensagens vazadas da Lava Jato
Motociclista morre em colisão na RS-118 em Gravataí
https://www.osul.com.br/derrota-de-boris-johnson-parlamento-aprova-urgencia-para-projeto-que-barra-brexit-sem-acordo/ Derrota de Boris Johnson: parlamento aprova urgência para projeto que barra Brexit sem acordo 2019-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar