Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2024
Em confronto fora de casa pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio perdeu de 1 a 0 para o Bahia, resultado que fez o Tricolor gaúcho cair do segundo para o sétimo lugar na tabela, estagnado em 6 pontos. A equipe sob o comando de Renato Portaluppi voltará a campo na próxima terça-feira (30), na cidade de Ponta Grossa (PR), em duelo contra o Operário pela Copa do Brasil.
O primeiro tempo começou estudado por ambas as equipes. Até os dez primeiros minutos, as equipes chegaram apenas em algumas investidas, mas sem nenhuma finalização a gol. O centroavante Diego Costa, que retornou de lesão, foi o ponto focal do ataque Tricolor. Em vários lances, o jogador buscava o embate com os zagueiros do Bahia para tentar encontrar um passe com os pontas gremistas.
A primeira finalização com mais perigo saiu aos 14 minutos, com o ex-gremista Thaciano. Após cruzamento da esquerda, Thaciano subiu mais alto que a defesa Tricolor para cabecear por sobre o gol defendido por Rafael Cabral.
O Bahia tomava conta das ações da partida, até que, aos 16min, chegou ao primeiro gol do jogo. O meia Everton Ribeiro conseguiu acionar o atacante Everaldo pelo lado direito de ataque do time baiano. O camisa 9 do Bahia cortou o zagueiro Kannemann e, de perna esquerda, bateu alto, cruzado, no ângulo do goleiro Rafael Cabral. Um a zero para os donos da casa.
A primeira chegada do Grêmio foi apenas aos 28’ do primeiro tempo. Após cruzamento de Edenilson, o centroavante Diego Costa subiu mais alto que os zagueiros do Bahia, mas o cabeceio saiu alto e sem força, facilitando a vida do goleiro Marcos Felipe. Dois minutos depois, foi a vez do goleiro do Bahia jogar de líbero e salvar o time da casa. Em lançamento do lateral Fabio, que buscou o atacante Soteldo às costas da zaga, o goleiro teve que sair na intermediária para afastar pela linha de lado.
Aos poucos, o Grêmio conseguia trocar passes e ocupar um pouco mais o campo adversário. Aos 34’, o volante Villasanti dividiu com Everton Ribeiro e a bola sobrou para Edenilson, que arriscou de fora da área, mas a bola foi no centro do gol para a defesa do goleiro Marcos Felipe. Contudo, o juiz Braulio da Silva Machado deu falta de ataque do paraguaio.
Na volta do intervalo, o técnico Renato Portaluppi colocou em campo o meia Franco Cristaldo e os atacantes Nathan Fernandes e Gustavo Nunes nos lugares de Du Queiroz, Edenilson e Soteldo.
A primeira boa chance de gol na segunda etapa foi do Bahia. Em finalização de fora da área do lateral Jean Lucas, a bola desviou no zagueiro Rodrigo Ely e quase surpreendeu o goleiro Rafael Cabral. Na sequência, o escanteio não foi aproveitado pelo Bahia.
A resposta do Grêmio veio logo depois, com Gustavo Nunes, que arriscou um chute com o lado interno do pé buscando o ângulo esquerdo do goleiro Marcos Felipe, mas a bola foi pra fora. O Tricolor voltou com uma proposta diferente com a entrada das Crias de Eldorado.
No final de jogo, o árbitro da partida foi chamado pelo 4º árbitro e, em direção ao banco de reservas do Grêmio, ergueu o cartão vermelho para o atacante Diego Costa. A atitude revoltou o técnico Renato Portaluppi, que ordenou a todos do banco de reservas que fossem para o vestiário antes mesmo do jogo encerrar. Após o encerramento da partida, o juiz Braulio da Silva Machado expulsou o volante Villasanti.
Ficha técnica
– Bahia: Marcos Felipe; Gabriel Xavier; Kanu; Santiago Arias; Luciano Juba; Jean Lucas; Cauly; Everton Ribeiro (Biel); Thaciano (De Pena); Caio Alexandre (Rezende) e Everaldo (Rafael Latão). Técnico: Rogério Ceni.
– Grêmio: Rafael Cabral; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Fabio (Zé Guilherme); Villasanti, Dodi, Du Queiroz (Cristaldo), Edenilson (Natham Fernandes) e Soteldo (Gustavo Nunes); Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.
– Arbitragem: Árbitro Braulio da Silva Machado, auxiliado por Thiaggo Americano Labes, Henrique Neu Ribeiro e Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (4º árbitro).