Ícone do site Jornal O Sul

“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” é o tema da redação do Enem

As provas da edição deste ano do Enem começaram a ser aplicadas neste domingo. (Foto: Agência Brasil)

“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” foi o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, que começou a ser aplicado neste domingo (13). Esse é um dos assuntos mais debatidos entre grupos que defendem os direitos humanos no País.

A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy. A redação do Enem exige a produção de uma dissertação, na qual o candidato precisa defender um ponto de vista. As notas dessa prova variam de 0 a 1.000.

Os estudantes que zeram a redação não podem participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

Além da redação, o Enem iniciou com as provas de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (20), serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Cerca de 3,4 milhões de estudantes se inscreveram nesta edição do exame em todo o País.

Sair da versão mobile