Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 15 de novembro de 2015
Enquanto Johnny Galecki, Kaley Cuoco e Jim Parsons, protagonistas de The Big Bang Theory, ganham 1 milhão de dólares por episódio da série cômica, boa parte dos atores experientes na TV americana recebem muito menos: algo em torno de 75 mil a 100 mil dólares por capítulo. O levantamento é parte de reportagem feita pela revista “The Hollywood Reporter”, que todo ano publica a pesquisa What Hollywood Earns, com os salários de profissionais envolvidos na indústria do cinema e da televisão dos Estados Unidos. A lista também mostra a média do cachê de diretores, roteiristas, dublês e figurinistas, entre outros trabalhadores da área.
Confira na lista abaixo quanto ganha um “operário hollywoodiano”:
Roteiristas de cinema
Um roteirista estabilizado em Hollywood embolsa 1 milhão de dólares por filme, fora possíveis bônus. Histórias originais feitas sem a encomenda de um estúdio podem render até 3 milhões de dólares para o profissional, caso de James Vanderbilt, que ganhou a quantia pela trama do longa “O Ataque” (2013), com Channing Tatum e Jamie Foxx no elenco. Segundo a revista “The Hollywood Reporter”, o trabalho mais lucrativo para roteiristas é o de corrigir e melhorar textos já prontos. Por poucas semanas de trabalho de revisão, o profissional pode embolsar 500 mil dólares.
Roteiristas de TV
Na televisão americana, o roteirista de uma série em sua primeira temporada pode ganhar cerca de 37 mil dólares por um episódio de uma hora de duração, ou 25 mil para séries com capítulos de meia-hora. Dependendo do contrato, o profissional também pode receber entre 7 mil a 15 mil dólares por episódio em taxas semanais. Roteiristas contratados para a temporada recebem cachês entre 20 mil a 30 mil dólares, mesmo por episódios que não tenham escrito.
Atores de televisão
Atores iniciantes em séries de televisão americana ganham em torno de 15 mil a 20 mil dólares por episódio. Já os mais experientes recebem em torno de 75 mil a 100 mil dólares por capítulo. Os mais bem pagos embolsam cerca de 150 mil dólares. Os valores de cachês sobem 4% da primeira para a segunda temporada e costumam ser renegociados a partir da terceira fase. Casos extremos, como dos atores Johnny Galecki e Jim Parsons, protagonistas de “The Big Bang Theory” são raridades, com valores de 1 milhão de dólares por episódio para cada um.
Atores coadjuvantes em TV
Os valores ficam entre 10 mil a 25 mil dólares por episódio para atores coadjuvantes. Exceto casos de profissionais consolidados, como Jonathan Banks, que dá vida ao personagem Mike em “Breaking Bad” e, atualmente, em “Better Call Saul”. Banks recebe 65 mil dólares por episódio do spin-of.
Atores de cinema
Atores renomados ganham em torno de 5 a 20 milhões de dólares, valores pagos, respectivamente, a Meryl Streep, por “Ricki and the Flash – De Volta para Casa”, e Denzel Washington, por “O Protetor”. Alguns poucos profissionais superam tais valores, caso de Robert Downey Jr., que teria ganho 50 milhões por “Os Vingadores”. Já atores coadjuvantes embolsam quantias mais modestas, como Kevin Kline, que ganhou 350 mil dólares para fazer o ex-marido de Meryl em “Ricki and the Flash”.
Produtores de cinema
Em um grande estúdio, um produtor ganha em torno de 1,5 a 2 milhões de dólares, valor pago, por exemplo, a Will Smith e James Lassiter, que produziram no ano passado o longa “Annie”.
Criador de séries
Boa parte do salário de profissionais que criam a concepção de uma série vem de seu envolvimento com a produção e a direção do programa. Vince Gilligan, criador de “Breaking Bad”, ganha 50 mil dólares por episódio de sua nova série, “Better Call Saul”. Jon Bokenkamp, de “The Blacklist”, recebe 37,5 mil por capítulo do seriado.
Diretor de cinema
Os salários para direção ficam em torno de 500 mil dólares para os novatos e 3 milhões de dólares, valor oferecido a Danny Boyle, de “Quem Quer Ser um Milionário?”, para dirigir seu novo filme, Steve Jobs. Cineastas famosos e rentáveis levam muito mais, como Michael Bay, que ganhou 80 milhões de dólares pela franquia “Transformers”.
Diretor de TV
Diretores de series dramáticas, com episódios de uma hora de duração, ganham 42 mil dólares por capítulo. Já os responsáveis por sitcoms, que costumam durar meia hora, ganham 35 mil. Profissionais que dirigem pilotos – primeiro episódio de uma série – ganham uma taxa por toda a temporada, mesmo que não participem mais do programa. A revista “The Hollywood Reporter” cita o caso de Joe Carnahan, diretor do piloto de “The Blacklist”, que ganhou 5 mil dólares por cada episódio de toda a temporada.
Dublês
Os profissionais ganham cerca de 900 dólares por dia ou, em alguns casos, 50.000 dólares por filme com gravações diárias.
Figurinista
Os responsáveis pelo desenvolvimento dos figurinos utilizados no filme ganham entre 3 mil a 12 mil por dia, dependendo do tamanho da produção e da experiência do figurinista.
Maquiadores
O salário de maquiadores fica em torno de 60 dólares por hora com trabalhos que duram cerca de 14 semanas.