Ícone do site Jornal O Sul

Desemprego no Brasil recua para 6,6% no trimestre encerrado em agosto

Essa foi a menor taxa para um trimestre encerrado em agosto da série histórica da Pnad Contínua. (Foto: Helena Pontes/IBGE)

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,6% no trimestre de junho a agosto, recuando 0,5 ponto percentual em relação aos três meses anteriores e 1,2 ponto percentual ante o mesmo período de 2023.

Essa foi a menor taxa para um trimestre encerrado em agosto da série histórica da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua do IBGE, iniciada em 2012. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27).

A população desocupada caiu para 7,3 milhões, o menor número de pessoas procurando trabalho desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. Esse contingente caiu 6,5% em relação ao trimestre anterior, o que significa menos 502 mil pessoas buscando trabalho. Já frente ao mesmo período de 2023, a redução foi de 13,4% – menos 1,1 milhão de pessoas em busca de uma ocupação.

O número total de trabalhadores no Brasil bateu novo recorde, chegando a 102,5 milhões. No trimestre encerrado em agosto, o rendimento médio real das pessoas ocupadas foi de R$ 3.228, sem mostrar variação estatisticamente significativa frente ao trimestre móvel anterior e com alta de 5,1% na comparação com o mesmo período de 2023.

Sair da versão mobile