Uma operação complexa movimenta nesta semana a região do porto de Rio Grande, no Litoral Sul gaúcho: a chegada da plataforma P-32, prevista até sexta-feira (8) ao estaleiro local, onde será desmantelada. Dezenas de profissionais de diferentes órgãos e empresas participam do processo, que demandou mais de dois meses de preparativos para um deslocamento seguro da embarcação, com mais de 40 mil toneladas e a maior do gênero no País.
Os esforços unem a estatal gaúcha Portos RS, Marinha do Brasil, Praticagem da Barra e diversas empresas. Entre profissionais de praticagem e equipes de solo, estão envolvidas na tarefa aproximadamente 70 trabalhadores, entre profissionais de praticagem e equipes de solo.
Para a chegada da estrutura, foram implementadas medidas como o monitoramento em tempo real da correnteza oriunda da Lagoa dos Patos. O processo de desmontagem completa deve durar cerca de um ano.
A plataforma foi adquirida pela empresa gaúcha Gerdau, a maior do País na produção de aço e que contratou a Ecovix – proprietária do estaleiro – para levar adiante o desmantelamento. Toda a sucata metálica será utilizada como matéria-prima na produção siderúrgica de suas usinas de Charqueadas (Região Carbonífera) e Sapucaia do Sul (Região Metropolitana de Porto Alegre).
Outros materiais serão enviados para descarte seguro, com praticamente 100% de reciclagem da unidade, em um processo ambientalmente responsável. Outras de 200 vagas de emprego serão geradas com essa operação.
“É um dos movimentos mais complexos que já tivemos na região”, destacou o gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima. “O acesso ao canal do Porto de Rio Grande ficará interrompido por algumas horas e rstamos tomando todas as medidas para que a operação seja concluída com a máxima segurança.”
Ele complementa: “Trata-se de um enorme avanço para toda a região, que se coloca em condição ímpar no setor naval, contribuindo para a geração de emprego e renda, além de colocar o Rio Grande como referência na destinação sustentável de plataformas”.
Vem mais por aí
Além da P-32, também será desmantelada no estaleiro a plataforma P-33. O resultado do leilão foi anunciado na última sexta-feira (1º), tendo a Gerdau como vencedora também dessa disputa. A embarcação deve chegar em meados do ano que vem e, assim como em sua congênere, o processo levará cerca de um ano, gerando 200 postos diretos de trabalho.
“São notícias muito positivas, que dão novo impulso ao Polo Naval do Rio Grande, trazendo ótimas perspectivas para toda a região”, ressaltou o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco.
(Marcello Campos)