Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de outubro de 2015
A PC (Polícia Civil) deflagrou, na manhã dessa segunda-feira, a Operação Cerberus, de combate ao tráfico de drogas e de armas na Fronteira Oeste do Estado. Foram cumpridos 22 mandados de prisão preventiva, 32 de busca e apreensão e oito de condução coercitiva.
A operação ocorreu nas cidades de Santana do Livramento, Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Canoas, Charqueadas, Rosário do Sul e Uruguaiana, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. Até a tarde, 20 pessoas foram presas e armas e drogas, apreendidas.
A quadrilha desarticulada na Fronteira Oeste é responsável pela venda de armas e munições para outras organizações criminosas de Porto Alegre e da Região Metropolitana. São responsáveis também pela compra de drogas para distribuição nas cidades da região da fronteira, em um fluxo de mão dupla de armas e drogas entre a Fronteira Oeste e Porto Alegre/Região Metropolitana. A organização utilizava a intimidação e eliminação de concorrentes.
A ordem de remeter armas e munições eram oriundas da Penitenciária Estadual de Santana do Livramento e da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana. O envio das drogas em direção à Fronteira Oeste era gerenciado por detentos de dentro do Presídio Central de Porto Alegre, da Penitenciária Estadual do Jacuí e do Presídio de Alta Segurança de Charqueadas.
Com ações realizadas durante o período da investigação, houve um impacto financeiro na organização criminosa de mais de 1 milhão de reais, entre venda de armas, drogas e bens apreendidos ou com restrições judiciais. O faturamento mensal era de cerca de 400 mil reais.
Balanço
Ao longo das investigações, foram detidas 29 pessoas, apreendidos três adolescentes, indiciadas 72 pessoas, recolhidos mais de 24 quilos de drogas (maconha e cocaína), 16 armas (incluindo um fuzil), 20 mil reais, nove veículos e dois imóveis com pedido de restrição. (PC)