Sexta-feira, 14 de março de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Detran gaúcho emite gratuitamente a segunda via da carteira de motorista para atingidos pelas enchentes

Compartilhe esta notícia:

Em um primeiro momento, os condutores devem buscar os CFCs onde realizaram o último serviço.

Foto: Reprodução
A segunda via pode ser solicitada em um posto de atendimento montado na prefeitura de Barra do Rio Azul. (Foto: Divulgação)

O Detran gaúcho começou a emitir segundas vias gratuitas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que perderam o documento nas enchentes. O projeto-piloto iniciou-se nos cinco municípios mais afetados pelas chuvas. Em Arroio do Meio, Encantado e Lajeado, o atendimento é feito nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) locais. Moradores de Muçum e Roca Sales podem buscar o serviço nos municípios vizinhos, mas o DetranRS pretende viabilizar postos de atendimento nessas localidades nas próximas semanas.

Em um primeiro momento, os condutores devem buscar os CFCs onde realizaram o último serviço (habilitação ou renovação). O DetranRS trabalha na adaptação do sistema para que, dentro dos próximos dias, a identificação seja feita a partir de leitura facial, tanto nos CFCs como nos postos temporários que serão montados em Muçum e Roca Sales.

O órgão alerta que, nessa fase do atendimento, para ter direito à gratuidade é preciso que o condutor tenha feito a habilitação ou renovação no município. A autarquia quer estender o benefício para quem comprove residência no município, bem como para os outros municípios incluídos no decreto que declarou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas intensas, mas estuda como fazer o processo com segurança.

A gratuidade da CNH integra as ações da força-tarefa do governo do Estado de atendimento aos desabrigados. As ações emergenciais buscam providenciar documentação para as famílias que perderam tudo nas enchentes e precisarão de documentos, inclusive, para acessar serviços sociais e de ajuda.

Carteira digital 

Aqueles que não perderam o celular e estão com conexão à Internet podem acessar a CNH também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento físico e é baixado gratuitamente.

Endereços 

* Lajeado

— CFC Delazeri
Endereço: Rua João Abott, 1141, Centro
Telefone: (51) 3748-4533

— CFC Norma
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1259, Centro
Telefone(s): (51) 3714-2058 e (51) 3710-1356

— CFC Victoria
Endereço: Rua Pedro Albino Muller, 553, Florestal
Telefone(s): (51) 3710-1178 e (51) 98123-9174

* Encantado

— CFC Casaril – CHC00007
Endereço: rua Padre Anchieta, 865, Centro
Telefone(s): (51) 3751-3005

* Arroio do Meio

— CFC Arroiomeense
Endereço: Rua Dr. João Carlos Machado, 1078, Centro
Telefone(s): (51) 3716-1737.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ministro Cristiano Zanin defende que jornalismo é fundamental para a democracia
Bolsonaro deixa hospital após passar por procedimentos cirúrgicos
https://www.osul.com.br/detran-gaucho-emitira-gratuitamente-segunda-via-de-cnh-para-atingidos-pelas-enchentes/ Detran gaúcho emite gratuitamente a segunda via da carteira de motorista para atingidos pelas enchentes 2023-09-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar