Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de fevereiro de 2025
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) retomou o uso de tecnologia destinado a ampliar a segurança nos serviços de emplacamento de veículos. Ao realizarem o procedimento, as empresas estampadoras contam com ferramenta de inteligência artificial que elimina erros e reduz as chances de clonagem do dispositivo de identificação.
Conforme a autarquia, o recurso já estava em vigor e foi retomado após alguns ajustes no fluxo do emplacamento de veículos zero-quilômetro. “Todo processo é feito com rastreabilidade de ponta a ponta, entregando ao Detran ferramentas que facilitam a fiscalização e controle das estampadoras em todo o Estado”, ressalta o texto divulgado em detran.rs.gov.br.
A Associação Gaúcha dos Estampadores (AGAFAPV) corrobora a avaliação, sublinhando que os benefícios contemplam não apenas os empresários do setor, mas principalmente os cidadãos. “Além disso, a emissão obrigatória e automática da nota fiscal acaba com a sonegação fiscal e amplia a transparência no emplacamento”, acrescenta.
Para o presidente da entidade, Fábio Baldissera, a ferramenta também aumenta as responsabilidades à categoria. “O Detran gaúcho sempre esteve na vanguarda da implementação de novos projetos e tecnologias em prol da segurança pública”, finaliza.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul