Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Dez anos após o seu 1º disco, Anitta pode ganhar o Grammy de revelação neste domingo

Compartilhe esta notícia:

"Após 11 anos de uma parceria de sucesso, concordamos em seguir caminhos separados", afirmou o comunicado oficial da cantora. (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma década – e cinco discos, dezenas de hits, sucessivas cirurgias plásticas e incontáveis polêmicas – separam o início do trabalho solo de Anitta, em 2013, e a indicação da cantora ao Grammy 2023 (a mais importante premiação da música acontece neste domingo, 5, em Las Vegas),  na categoria Artista Revelação. Por que só agora, seis anos depois de cair no mundo em busca da almejada carreira internacional, a brasileira de 29 anos se tornou reconhecida como uma “novidade” pela mais importante premiação de música no planeta?

Por mais que acumule uma série de parcerias com astros estrangeiros — como Madonna, J Balvin, Maluma, Snoop Dogg, Black Eyed Peas e Iggy Azalea —, Anitta só conseguiu fazer barulho acima da Linha do Equador recentemente. Foi em 2022, depois de a música “Envolver” viralizar nas redes sociais, que a carioca do bairro de Honório Gurgel chamou atenção de americanos, europeus, asiáticos.

Do Japão ao Havaí, gente de todas as idades passou reproduzir o trecho da coreografia sensual que embala o clipe da música em espanhol, lançada em novembro de 2021. Dirigida pela própria Anitta, a performance com uma pitada erótica impulsionou, de fato, o passo mais largo dado pela artista no exterior. E figurões do mercado fonográfico, enfim, notaram a brasileira que passou a ser definida como a “Carmen Miranda digital”.

Para ser indicada nesta categoria, o Grammy deixa claro que o artista não precisa ser um novato na música, mas sim no “mainstream”. As regras para concorrer nesta categoria mudaram ao longo do tempo, mas, atualmente, é preciso seguir os seguintes critérios:

  • ter lançado, no mínimo, cinco singles/faixas ou um álbum (até 2020 havia no máximo 30 singles/faixas ou três álbuns, mas esse limite máximo foi removido para a temporada de premiações de 2021);
  • não pode ter entrado nesta categoria mais de três vezes, inclusive como membro de um grupo estabelecido;
  • deve ter alcançado um avanço na consciência pública e impactado o cenário musical durante o período de elegibilidade.

Na última edição, em 2022, a vencedora foi Olivia Rodrigo. Neste ano, concorrem com Anitta Omar Apollo, Domi & JD Beck, Samara Joy, Latto, Måneskin, Muni Long, Tobe Nwigwe, Molly Tuttle e Wet Leg.

Até o momento, no exterior, Anitta já venceu quatro Latin American MusicAwards, sete MTV Europe Music Awards, um MTV Video Music Award e seis Latin Grammy Award, um American Music Awards. No Brasil, já venceu 16 prêmios Multishow, quatro Melhores do Ano, da TV Globo.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Glória Maria tinha o sonho de ir para Marte em sua viagem final
Familiares e amigos vão ao velório de Glória Maria; corpo da jornalista foi cremado
https://www.osul.com.br/dez-anos-apos-o-seu-1o-disco-anitta-pode-ganhar-o-grammy-de-revelacao-neste-domingo/ Dez anos após o seu 1º disco, Anitta pode ganhar o Grammy de revelação neste domingo 2023-02-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar