Todo mundo pode ter mil ideias sobre o que significa ser o fundador e o dono do império da Playboy. Aos 89 anos, Hugh Hefner tem tido uma vida bastante intensa. Confira dez curiosidades sobre o magnata.
1)Hefner nasceu em abril de 1926 em Chicago (EUA), serviu o exército nos anos finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e trabalhou como redator na revista Esquire até 1953, quando saiu da publicação por lhe ter sido negado um aumento de 5 dólares.
2)Os anos 1960 foram a “era de ouro” da Playboy: com a circulação da revista indo aos milhões só nos Estados Unidos, a Playboy Enterprises construiu bares, hotéis-resorts, agências de modelos, produziu longas-metragens, editou e publicou livros e criou até uma gravadora de música. Na época, Hefner foi o “host” de dois talk-shows na televisão, em que entrevistava as mulheres que posavam para a revista.
3)Dois anos depois, em 1965, ele criou a Playboy Foundation, fundação que investe em pesquisa da sexualidade humana e contra a censura de imprensa ao redor do mundo – durante toda sua carreira, Hefner doou e investiu em causas filantrópicas, dando apoio, por exemplo, ao movimento de direitos dos homossexuais. Atualmente, a Playboy Foundation se encontra em um hiato.
4)O empresário chegou a ser preso em junho de 1963 por “vender literatura obscena” ao publicar fotos da atriz Jayne Mansfield nua. Um júri montado para julgar o caso não chegou a nenhuma conclusão, e o empresário foi liberado.
5)No mesmo ano, ele levantou 8 mil dólares de 45 investidores para fundar a sua própria revista (“como a Esquire, só que melhor”, costumava dizer). A primeira edição de Playboy foi publicada em dezembro de 1953, com uma foto de Marylin Monroe nua.
6)Ele é um produtor de cinema de filmes como “A Casa das Coelhinhas” (2008), “Um Tira da Pesada II” (1987) e “As Garotas da Mansão da Playboy” (2005).
7)Desde 1988, quem controla seu império (que a partir dos anos 1970 foi centrado na revista) é sua filha Christie Hefner.
8)A logo de Playboy (o coelhinho com a gravata) só apareceu na segunda edição da revista, e foi escolhida por Hefner pela sua “conotação sexual e bem-humorada”. Uma das suas ideias para o conceito da revista foi o de associar o sexo não com a prostituição, mas com a “girl next door”, ou seja, as garotas próximas ao leitor.
9)Hefner entrevistou pessoalmente todas as “Garotas do Mês” escolhidas pela Playboy que tinham mais de 50 anos na época da publicação.
10)Atualmente ele é casado com a modelo e cantora Crystal Harris, de 29 anos, e tem 89 anos. Seu filho mais novo, Cooper Hefner, é quem deve assumir a “cara” da revista quando ele morrer.