Os dez espetáculos concorrentes ao 11º Prêmio Braskem foram escolhidos por um júri de seleção formado por profissionais das artes cênicas que atuam em diferentes áreas: Adriane Mottola, Clóvis Massa, Fernando Zugno, Joana Willadino, Lurdes Eloy, Valência Losada e Vika Schabbach. As peças foram selecionadas entre 78 trabalhos inscritos e interessados em compor a grade de programação do Porto Alegre em Cena, a partir de critérios como estética apresentada, diversidade de linguagem e relevância do conteúdo.
Concorrem à premiação as montagens “Abobrinhas Recheadas – O Jogo”, “AfroMe”, “Cadarço de sapato ou ninguém está acima da redenção”, “Dança do Tempo”, “Moscas”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “O Casal Palavrakis”, “O Mal Entendido”, “Ópera Rock – A saga de um homem comum” e “Verde (in) tenso”.
Cada um dos dez espetáculos selecionados são apresentado duas vezes na grade de programação do festival, num total de 20 apresentações. Os ingressos para as sessões custam R$ 30 no valor inteiro e R$ 15 no valor promocional, exceto para “Dança do Tempo” e “AfroMe”, que tem apresentações com entrada franca.
O evento de premiação é um espetáculo cheio de música e humor, montado exclusivamente para a cerimônia. Neste ano, acontecerá no dia 26 de setembro, no Theatro São Pedro, encerrando a 23ª edição do Porto Alegre em Cena. O vencedor do prêmio será escolhido por um time de jurados composto pelos jornalistas Alice Urbim, Cristiano Vieira, Fábio Prikladnicki, Roger Lerina e Luiz Gonzaga Lopes.