Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de novembro de 2024
Ponto-alto da campanha nacional de atualização da caderneta de imunizantes para crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, o “Dia D” da multivacinação motivou a Secretaria da Saúde de Porto Alegre a abrir neste sábado (23) todos os postos da rede. Também foi determinado passe livre em todos os ônibus do transporte público para a população em geral.
O expediente especial vai das 9h às 18h, com a oferta de fármacos contra as mais diversas doenças. A cerimônia de abertura dos trabalhos está marcada para as 9h30min na sede provisória da Unidade de Saúde Farrapos, instalada no CTG Vaqueanos da Tradição e que terá brinquedos infláveis para a gurizada e a presença do tradicional boneco Zé Gotinha. Endereço: rua Doutor Caio Brandão de Mello nº 250, bairro Humaitá (Zona Norte).
Também estarão disponíveis doses da vacina da gripe e – conforme o estoque – de imunizante contra a covid, bem como a tríplice bacteriana para gestantes. Quem não conseguir comparecer neste sábado pode se dirigir aos postos da Secretaria Municipal até o dia 30 de novembro.
Durante a campanha, a SMS faz busca ativa de crianças e adolescentes que precisam completar o calendário vacinal, conforme destaca destaca o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter: “Pais, responsáveis, aproveitem a oportunidade para proteger a criançada e contribuir para a saúde de todos nós. Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade”.
Crianças (até 11 anos incompletos)
– BCG.
– Hepatite B.
– Pentavalente.
– Pólio inativada.
– Rotavírus.
– Pneumocócica 10-valente.
– Meningocócica C.
– Febre amarela.
– Tríplice Viral.
– DTP.
– Hepatite A.
– Varicela.
– Dengue (10 aos 11 anos).
Adolescentes (12 a 18 anos)
– Hepatite B.
– Febre amarela.
– Tríplice Viral.
– Difteria e tétano adulto.
– Meningocócia ACWY.
– HPV quadrivalente.
– Dengue (12 aos 14 anos).
UPA Moacyr Scliar
A UPA Moacyr Scliar, na Zona Norte, estará fechado ao público entre terça (26) e sexta-feira, para limpeza dos dutos de ar-condicionado e reformas. Conforme acertado com a prefeitura, o Grupo Hospitalar Conceição (que gerencia o posto) elaborou plano de contingência para garantir a continuidade do acompanhamento dos pacientes já sob atendimento, contando com apoio da rede municipal para transferências e procedimentos emergenciais.
Os outros três pronto-atendimentos da Capital – Bom Jesus (Zonas Norte/Leste), Cruzeiro do Sul (Zona Sul) e Lomba do Pinheiro (Zona Leste) – estarão de sobreaviso a demandas no período.
Segundo a coordenação municipal de urgências, instituições de média complexidade, como os hospitais Vila Nova e Restinga e Extremo-Sul estarão preparados para atender os pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Hospital Nossa Senhora da Conceição também ajustou o fluxo da emergência para absorver casos mais graves.
“A limpeza dos dutos tem como objetivo principal deixar o espaço físico da UPA salubre e descontaminado, tanto para os usuários quanto aos colaboradores e profissionais de saúde”, ressalta o gerente da UPA Moacyr Scliar, Jesse James Selistre. “Estar em conformidade com as normas de vigilância é um compromisso fundamental à saúde da população atendida pela nossa unidade.”
(Marcello Campos)