Foi realizado na tarde de ontem em São Paulo o lançamento nacional do Dia do Desafio 2016 e o sorteio dos confrontos saudáveis entre municípios com mesmo porte populacional em toda a América. Porto Alegre competirá com a cidade de Curitiba, na última quarta-feira de maio (25), e a vencedora será aquela que mobilizar o maior número de habitantes em torno da prática de atividades físicas. Em 2015, a capital gaúcha mobilizou mais de 30% da população na disputa com Medellín (Colômbia). Confira os demais confrontos saudáveis em www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.
Para participar do DDD, que é promovido no Estado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, os municípios se inscrevem previamente e devem mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 25 de maio. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
Este ano, 490 cidades do RS aderiram ao DDD 2016. Em Porto Alegre, diversas atrações já estão confirmadas, como corrida noturna, alongamento, bubble soccer, jogos eletrônicos, parede de escalada, pista de velocidade, bicicleta com mapa do RS e brinquedos infláveis. O bicampeão olímpico de vôlei Maurício Camargo Lima é presença confirmada no lançamento estadual do Dia do Desafio 2016, em Porto Alegre, nesta quinta, 12 de maio.
O ex-atleta, integrante do projeto Embaixadores do Esporte do Banco do Brasil, reúne-se com os representantes dos municípios gaúchos inscritos para o DDD para falar relembrar a importância da atividade física na vida das pessoas e o papel que essas lideranças têm enquanto motivadores da prática esportiva. O evento acontece no Sesc Campestre (Avenida Protásio Alves, 6220), a partir das 13h30.
O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, desde 1997. Em Porto Alegre, o Banco do Brasil está entre os apoiadores. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.