Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 20 de outubro de 2016
Nesta sexta-feira (21), mais de 5 mil colaboradores do Grupo Telefônica, dona da marca Vivo, deixam sua rotina de trabalho para participar de ações de voluntariado, simultaneamente, em 47 ONGs de 40 cidades brasileiras. Em Porto Alegre, a iniciativa beneficia a Associação Projeto Gaditas, que atende, por meio do esporte, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social do bairro Serraria. Cerca de 200 voluntários da Vivo devem participar da ação, que contempla atividades como pintura, horta, jardinagem e entre outras atividades de melhoria que beneficiarão tanto a sede da instituição quanto a Escola Custódio de Melo, onde também são ministradas aulas de jui jitsu pela ONG. No total, o projeto atende cerca de 500 jovens de diferentes idades.
Em seu 11º ano consecutivo, esta é a principal iniciativa do programa de voluntariado da empresa e uma das maiores do país, com cerca de 40 mil pessoas beneficiadas este ano. O Dia dos Voluntários acontece simultaneamente em 32 países onde há equipes do Grupo Telefónica. “A atuação voluntária gera engajamento dos colaboradores, aproxima a empresa das comunidades e ainda evidencia um propósito maior de fazer a diferença na vida de quem precisa”, explica Americo Mattar, Diretor Presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Para as pessoas que preferem meios digitais de mobilização, a empresa promove o Game do Bem (http://gamedobem.com.br/), uma plataforma de atividades de voluntariado online e offline, que permite envolvimento de colaboradores e familiares. Trata-se de um jogo interativo, com missões socioambientais baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As tarefas vão desde compartilhar uma causa nas redes sociais até adotar um animal de estimação. Cada atividade gera uma pontuação para o participante, registrada na plataforma que destaca os melhores colocados.
O Game do Bem também permite ações com um canal criado na plataforma gratuita de crowdfunding (http://fundacaotelefonica.juntos.com.vc), que arrecada doações a partir de R$10 para projetos específicos das ONGs atendidas pelo programa de voluntariado da empresa. Criado em parceria com a juntos.com.vc, o site não exige o pagamento de percentual de arrecadação, e o dinheiro é revertido integralmente para a ONG. Com esta experiência, as ONGs também são capacitadas em novas fontes de mobilização de recursos. No total, serão beneficiadas 14 instituições pela plataforma em dez estados do país.