Ícone do site Jornal O Sul

“Dia Mundial do Rim”: Hospital Moinhos de Vento realiza evento de conscientização em shopping de Porto Alegre

Iniciativa inclui orientações e serviços como medição de pressão arterial. (Foto: EBC)

Celebrado sempre na segunda quinta-feira de março, o “Dia Mundial do Rim” motivou o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a realizar neste dia 14 um evento de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do órgão, um dos mais importantes do corpo humano. O local escolhido para a atividade – gratuita – é a área junto ao setor de serviços do Shopping Total (bairro Floresta).

Integrantes da equipe do Serviço de Nefrologia da instituição de saúde e alunos da Faculdade Moinhos compartilharão dicas sobre sintomas e fatores de risco. Também serão oferecidos procedimentos como medição de pressão arterial e orientações sobre cuidados preventivos e alternativas naturais ao consumo do sal, cujo excesso é prejudicial à saúde.

Saiba mais

De acordo com estimativas da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial tem alguma doença renal crônica e que, se não for devidamente tratada, pode ser fatal. Para chamar atenção para o problema e estimular medidas para enfrentamento da doença, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça informações relevantes sobre o tema.

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral. Sua principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. O problema é que, muitas vezes, por falta de prevenção, as pessoas podem descobrir problemas renais em estágios avançados.

A forma mais grave é a Doença Renal Crônica (DRC), que consiste em lesão e perda progressiva (e irreversível) da função do órgão. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) apontam que o número de pacientes com DRC avançada é crescente – atualmente, cerca de 150 mil pacientes realizam diálise no País.

Diversos fatores podem levar à insuficiência renal crônica, como a diabetes, a hipertensão arterial sistêmica, a obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo. Os principais sintomas são mudanças na urina (espuma, alteração de cor, sangue, dificuldade para urinar), dores nas costas, inchaço no corpo, fraqueza e cansaço.

Os transplantes de rim representam cerca de 70% do total de procedimentos desse tipo no Brasil. Em números absolutos, o País ocupa a terceira posição mundial em número de cirurgias para substituição do órgão. Só em 2021 foram registrados 4.828 operações.

Conforme o painel da ANS para consulta de dados gerados por meio do compartilhamento de informações , nos últimos cinco anos foram realizadas no Brasil mais de 7 milhões de sessões de hemodiálise (tratamento indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave).

(Marcello Campos)

 

 

Sair da versão mobile