Ícone do site Jornal O Sul

“Diálogo é obrigação republicana”, escreve Lula em carta enviada à cerimônia de abertura do ano legislativo

Lula ressaltou que é por meio deste diálogo que será possível criar condições para que o “Brasil ocupe o lugar que lhe cabe no mundo”. (Foto: Agência Brasil)

O deputado Luciano Bivar (União-PE), primeiro secretário do Congresso Nacional, fez a leitura de uma carta enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não esteve presente na abertura do ano legislativo.

Por meio da mensagem, o presidente destacou a importância do diálogo entre os Três Poderes, afirmando ser essa uma condição necessária para a democracia. Diálogos que superem “filiações partidárias, preferências políticas ou disputas eleitorais”, complementou.

Lula ressaltou que é por meio deste diálogo que será possível criar condições para que o “Brasil ocupe o lugar que lhe cabe no mundo”.

O presidente aproveitou a oportunidade para relembrar a retomada de alguns programas no país, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e outros, alegando que “nunca se fez tanto pelo nosso país em tão pouco tempo”.

Segundo o petista, tais programas e políticas públicas são o que “devolvem a dignidade ao povo brasileiro e criam as bases do nosso desenvolvimento” e que esses feitos não seriam possíveis sem um parlamento.

Para Lula, a retomada desses programas, nomeados por ele de “vitórias conjuntas”, só foi possível porque “nossas instituições se mostraram atuantes, independentes e harmônicas”.

Para este ano, ele afirma que o governo federal e o parlamento têm “muito o que fazer” ainda e, para isso, será preciso o trabalho conjunto. “Seguiremos construindo o país que terá o tamanho dos nossos sonhos, dos nossos potenciais e da força de nosso povo trabalhador”, finalizou.

Sair da versão mobile