A presidenta Dilma Rousseff relatou em sua conta pessoal no microblog Twitter que o colega americano Barack Obama ligou para ela para parabenizá-la pela atuação do Brasil na COP 21, a cúpula do clima de Paris, na França. Segundo a chefe do Executivo, Obama aproveitou a conversa ao telefone para desejar “Feliz Aniversário” à presidenta brasileira, que completou 68 anos nesta semana.
Felicitações recíprocas.
“O presidente @BarackObama me telefonou há pouco para dar os parabéns pela atuação do Brasil na #COP21. Felicitei Obama pela liderança proativa desempenhada pelos Estados Unidos em Paris #COP21”, escreveu Dilma na rede social. “Obama me desejou feliz aniversário. Desejei a ele um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo”, complementou a presidenta.
Avanço.
No último sábado (12), a plenária da COP 21 aprovou o primeiro acordo de extensão global para frear as emissões de gases do efeito estufa e para lidar com os impactos da mudança climática. O acordo determina que seus 195 países signatários ajam para que temperatura média do planeta sofra uma elevação “muito abaixo de 2°C”, mas “reunindo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C”.
Protagonismo do Brasil.
O Brasil articulou uma das principais negociações para a elaboração da proposta de texto final da cúpula do clima. É a primeira vez que se atinge um consenso global em um acordo em que todos os países reconhecem que as emissões de gases do efeito estufa precisam ser desaceleradas e, em algum momento, comecem a cair. (AG)