Ícone do site Jornal O Sul

Em reunião do Conselho de Segurança da ONU, Dilma Rousseff discursará sobre conflitos internacionais

O combate à desigualdade também será tema da reunião. (Foto: Renato Menezes/AGU)

Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, também conhecido como “Banco dos Brics”), Dilma Rousseff discursará por meio de videoconferência na próxima reunião no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta segunda-feira (20). A pauta do encontro é o desenvolvimento como ferramenta para a promoção da paz e segurança internacional.

Além da ex-mandatária brasileira, devem se manifestar no encontro o economista norte-americano Jeffrey Sachs e o secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Em documento distribuído às delegações, a presidência chinesa do colegiado destacou que o órgão tem responsabilidade de tomar ações imediatas para os desafios de segurança global. Frisou, porém, que é necessário contemplar as soluções de longo prazo para abordar as raízes dos problemas.

“Muitos conflitos regionais estão diretamente ligados a um desequilíbrio de desenvolvimento, que costuma resultar em extrema pobreza, desigualdade na distribuição, falta de empregos e infraestrutura deficitária (…). Cada vez mais, é impraticável abordar desafios de segurança global sem considerar outras perspectivas”, explica a delegação do gigante asiático na mensagem.

Dentre as questões que a serem exploradas no evento estão a reorientação das instituições financeiras internacionais – como o próprio NDB – para garantir acesso equitativo a financiamento e quebrar o ciclo de pobreza e conflito.

Dilma no Novo Banco de Desenvolvimento

Dilma foi eleita neste ano para a presidência do NDB, com sede em Shanghai (China). Ela assumiu a função em março, com mandato até 2025.

Como membro do bloco, o Brasil comanda a instituição por cinco anos. A primeira metade do mandato foi cumprida pelo economista Marcos Troyjo.

Enquanto presidente do Brasil, em 2014 Dilma participou da cúpula dos Brics (integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que oficializou a criação do NDB. Aquela dição do encontro foi realizada em Fortaleza (CE).

Sair da versão mobile