Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dinheiro pago pelo empresário Eike Batista ao PT a pedido do ex-ministro Guido Mantega foi entregue à mulher do marqueteiro do partido

Compartilhe esta notícia:

Mônica Moura e o marqueteiro do PT João Santana (Foto: AE)

O procurador da Lava-Jato Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou nesta quinta-feira (22) que o pagamento de US$ 2,35 milhões feito pelo empresário Eike Batista ao PT a pedido do ex-ministro Guido Mantega, investigados na 34ª fase da Operação Lava-Jato, foi operacionalizado por Mônica Moura, mulher do marqueteiro do PT João Santana.

Segundo ele, a informação vem do depoimento de Eike como testemunha e de contratos apresentados por ele. “Ele [Eike] afirmou que houve pedido de Guido Mantega que foi operacionalizado por Mônica Moura e que houve um contrato entre Mônica e a empresa estrangeira de Eike para prestações de serviço. Essas prestações de serviços não ocorreram ou ocorreram de forma limitada”, afirmou o procurador.

Segundo Lima, Mônica indicou primeiramente a conta da Polis Caribe para ser receptora desses valores e depois foi feito um segundo contrato com a Shell Bill. “Ambas são sabidamente do casal Santana, a Shell Bil também é sabidamente do casal Santana. Os valores chegaram na mão do casal Santana”, disse.

Segundo o procurador, o fato de os repasses atenderem a pedido de Mantega e terem sido feitos ao casal indica que os recursos serviram para pagar dívidas de campanha de 2010, quando Santana foi responsável pela campanha presidencial de Dilma Rousseff. “Supomos que essas dívidas eleitorais sejam da campanha eleitoral de 2010”, afirmou, acrescentando que o objetivo dos pagamentos ainda depende de maior aprofundamento das investigações.

A fase da Lava-Jato deflagrada hoje, batizada de Arquivo X, investiga a contratação, pela Petrobras, de empresas para a construção de duas plataformas de exploração de petróleo na camada do pré-sal, as chamadas Floating Storage Offloanding.

Segundo a PF, as empresas Mendes Júnior e OSX – da qual Eike era presidente do Conselho de Administração – se associaram na forma de consórcio para obter os contratos de construção das duas plataformas, mesmo sem possuir experiência, estrutura ou preparo para tanto. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Gisele Bündchen estreia como correspondente de TV nos Estados Unidos
Agenda oficial de Guido Mantega confirma reunião citada por Eike Batista
https://www.osul.com.br/dinheiro-pago-pelo-empresario-eike-batista-ao-pt-a-pedido-do-ex-ministro-guido-mantega-foi-entregue-a-mulher-do-marqueteiro-do-partido/ Dinheiro pago pelo empresário Eike Batista ao PT a pedido do ex-ministro Guido Mantega foi entregue à mulher do marqueteiro do partido 2016-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar