Amenos de dois meses da chegada do papa Francisco aos Estados Unidos, a Igreja Católica em Nova York fez um enxugamento inédito ao fechar quase 40 paróquias, deixando fiéis e mesmo padres inconformados. Ao menos sete frequentadores de diferentes igrejas enviaram apelos ao Vaticano na tentativa de reverter a medida.
A decisão foi tomada devido à queda no número de frequentadores das missas e dos serviços comunitários. Além da extinção, diversas igrejas foram fundidas.
A medida foi explicada em carta. Nela, consta que “não se pode mais esperar que as pessoas que foram batizadas e criadas como católicas vão morrer católicas. Não podemos mais gastar energia e recursos mantendo estruturas que não estão funcionando”.
Em 1965, havia quase 59 mil padres nos EUA. Em 2014, 38 mil. A população católica praticante representava um quarto da população e passou a representar um quinto.
O fechamento das igrejas havia sido anunciado parte no final do ano passado, parte no início deste. Mas esperar até as vésperas da visita do papa para a celebração da missa final causará embaraço aos líderes católicos em Nova York.
pontífice
Francisco chegará aos EUA em 22 de setembro e viajará a Nova York dois dias depois. Ele fará um discurso na assembleia geral da Organização das Nações Unidas e uma missa no Madison Square Garden. (Thais Bilenky/Folhapress)