Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de setembro de 2023
Nem tudo eram flores e risadinhas na série de comédia de maior sucesso dos anos 1990, “Friends”, que transformou Jennifer Aniston numa estrela global e tornou seus principais colegas, David Schwimmer, Matthew Perry, Lisa Kudrow, Courteney Cox, Matt LeBlanc e Lisa Kudrow em rostos conhecidos no mundo todo.
Segundo o diretor James Burrows, que tem no currículo mais de mil episódios de sitcoms de sucesso, como “Cheers” e “Will & Grace”, foi muito difícil trabalhar com uma integrante incorporada ao elenco entre a quarta e a quinta temporadas, a atriz britânica Helen Baxendale, que participou de 14 episódios da série como a noiva de Ross (David Schwimmer).
O profissional disse que os outros atores não conseguiam obter nenhuma energia cômica da colega e a definiu como “legal, mas sem graça”.
“Era como bater palmas como uma mão só”, definiu Burrows, em trecho do seu livro de memórias divulgado nesta semana, que repercutiu fortemente entre os fãs e os veículos internacionais especializados em entretenimento. Para ele, quem mais sentiu a falta de sintonia com Baxendale foi mesmo Schwimmer. “Não tinha ninguém para fazer tabelinhas.”
Certamente por isso que a participação da atriz foi mais curta do que os produtores inicialmente esperavam. O romance da sua personagem com Ross implode quando ele menciona o nome de Rachel (Aniston) no altar numa clássica cerimônia de casamento.
“Nas sitcoms e em qualquer tipo de comédia romântica, o engraçado é tão importante quanto a química. Descobrimos que qualquer nova namorada de Ross precisava ser tão engraçada quanto Rachel”, conta Burrows.
“Muitas vezes, você não pode voltar atrás, devido a prazos apertados de filmagem ou outras considerações logísticas. Você não escala ninguém para ser um espantalho, a menos que seja por um episódio apenas. Você precisa de alguém que faça rir.”