Ícone do site Jornal O Sul

Distância saudável

O Brasil protesta contra a demora na reabertura do mercado americano para a carne brasileira. (Fotos: Beto Barata/PR e Luis M. Alvarez/AP)

O mercado financeiro costuma oscilar. Às vezes, instabiliza-se com os rumos desastrados da política. Em outras ocasiões, toma voos próprios.Ontem, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta, ficando acima dos 75 mil pontos. Renovou a máxima histórica e deu pouca importância à nova denúncia contra o presidente Michel Temer. Entre o mau cheiro provocado pelos escândalos e a valiosa missão de impulsionar a Economia, acertadamente, ficou com a segunda.

PARA COMPARAR E CONCLUIR

Amanhã, a Constituição dos Estados Unidos completará 230 anos, mostrando-se capaz de manter um sistema institucional com apenas sete artigos e 27 emendas.

Desde 1824, dois anos após a Independência, o Brasil soma sete Constituições em meio a turbulências e frustrações. Sempre abarrotadas de artigos, puerilidades, minúcias e utopias.

Na Constituição norte-americana, não há frases decorativas nem reverências a corporações. Fixa regras de articulação entre os poderes e normas para o exercício das responsabilidades. Não há virtuosismos verbais, que os constituintes brasileiros sempre buscaram e levaram à ineficácias.

PRIMEIROS PASSOS

Começou ontem, em São Jerônimo e Camaquã, a série de 20 encontros regionais do PSDB, denominados Desafios da Gestão Pública, para o lançamento da candidatura de Eduardo Leite ao governo do Estado. Os próximos serão dias 29 deste mês em Frederico Westphalen e 30 em Palmeiras das Missões.

APERTO HÁ 60 ANOS

A 16 de setembro de 1957, o governador Ildo Meneghetti anunciou a política do cinto apertado com revisão rigorosa dos gastos públicos. Como o dinheiro andava curto, deixou na dependência do Tesouro do Estado a criação das Secretarias da Saúde e da Segurança Pública.

ESTÁ DIFÍCIL

O governo do Estado vai testar, terça-feira, a capacidade de convencer a base aliada a votar projetos durante a sessão plenária da Assembleia.

DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO

Comprovação de que a campanha presidencial começou: em Belo Horizonte, Jair Bolsonaro prometeu que Minas Gerais terá ligação com o mar. A distância é de 450 quilômetros. Assemelha-se à promessa do trem bala entre São Paulo e Rio, feita pela candidata Dilma Rousseff em 2010. O percurso seria realizado em uma hora e meia. A locomotiva nem saiu do papel.

PONTO DE PARTIDA

A verdadeira campanha começará quando os candidatos se dispuserem a debater o número de normas existentes, um dos maiores do mundo. No Brasil, há mais de 200 mil que regem diversas áreas, entre elas a tributária. Se a quantidade resolvesse, o País não estaria convivendo com a lama.

GANGORRA

Os banqueiros andam furiosos. A cada 1%  de aumento na taxa de juros eram drenados do setor público ao setor financeiro, para rolar a dívida, 30 bilhões de reais ao ano. Em setembro de 2016, a taxa estava em 14%. Agora, veio para 8,25%.

CENA ABERTA

O jornal francês Le Monde diz que “o Brasil se transformou num vaudeville”, palavra que identifica teatro de variedades. Acrescenta: “É onde o povo sofre overdose de escândalos políticos.”

LIÇÃO DE MESTRE

Donald Trump pediu encontro reservado com Michel Temer. Quer uma aula rápida sobre onde pôr as mãos durante os discursos. Considera perfeito o gestual do colega brasileiro.

POUCOS ACREDITAVAM

Com tanta gente de colarinho branco e engravatada na cadeia, a novela de maior sucesso está no ar 24 horas por dia. Chama-se A Decadência dos Arrogantes.

 

Sair da versão mobile