Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Distantes do que é vital

Compartilhe esta notícia:

A delação do ex-ministro Antonio Palocci contraria sua rígida formação política. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Comparando com outros países, o Brasil tem uma das piores relações entre impostos cobrados e serviços devolvidos. Faltam cinco dias para as eleições e os candidatos à Presidência da República passam longe do assunto.

Está faltando

O desleixo dos candidatos faz renascer a proposta de criação do PC (Partido dos Contribuintes), que reuniria trabalhadores, empresários, pobres, ricos, pretos, brancos, amarelos, direita, centro e esquerda. O estatuto teria dois artigos fundamentais: 1º) defender de arbitrariedades os que sustentam, muitas vezes sem saber, a máquina pública; 2º) a constante vigilância para que seja alcançado o equilíbrio orçamentário, única forma de não endividar mais o país. A conta já chegou a um valor impagável, mas a cobrança de juros segue.

Não entenderam

A 2 de outubro de 1993, a equipe econômica do presidente Itamar Franco concluiu o projeto de reforma tributária para reduzir o número de impostos a oito, no máximo. Seria enviado ao Congresso que estava iniciando a revisão constitucional. Os parlamentares rejeitaram a simplificação e engavetaram.

Mudança dos ventos

As pesquisas indicam que o PSDB ficará fora do 2º turno. Será a primeira vez desde 2002. Sem campanha, sem marqueteiro, sem tempo de TV e imobilizado pela facada, Jair Bolsonaro atraiu quem sempre votou nos tucanos.

Escolhem o lado

O deputado federal Onyx Lorenzoni viaja às 6h30min de hoje para o Rio de Janeiro. Ao meio-dia, participa de encontro em que a Frente Parlamentar da Agricultura anunciará apoio a Bolsonaro. É composta por 234 deputados e 27 senadores.

Fósforo aceso na gasolina

O juiz Sérgio Moro levantou o sigilo da delação de Antonio Palocci, um novo ingrediente para incendiar o debate.

Não seguiu a regra

É natural que o PT rejeite a denúncia de Palocci. Surpresa é o ministro de confiança do presidente Lula ter revelado detalhes do esquemão. Vai na contramão da formação rígida que teve como militante da organização Libelu, sigla de Liberdade e Luta, na década de 1970. Era representante da Organização Socialista Internacionalista em São Paulo, que se considerava herdeira do pensamento do líder revolucionário russo Leon Trotski.

Entregou

Todas as organizações de esquerda tinham um código interno de disciplina, fixando, como princípio, o comportamento de jamais delatar, mesmo sob tortura. José Dirceu é um exemplo. Palocci não resistiu.

Efeito reduzido

As revelações de Palocci não vão alterar muito o quadro. A opinião pública já conhecia ou presumia a ocorrência dos fatos. Os eleitores de Fernando Haddad estão cristalizados. Talvez influencie uma parcela dos indecisos que, pelo noticiário tantas vezes repetido, acompanharam, desde 2005, o mensalão e depois o petrolão.

210 anos depois

“O primeiro dever do homem em sociedade é ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas, ou morais, administrar, em benefício da mesma, os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte ou a educação lhe prestou. O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela: as luzes, que ele espalha, tiram das trevas, ou da ilusão, aqueles que a ignorância precipitou no labirinto da apatia e do engano.”

Dom da clareza

O trecho acima é do editorial do jornalista Hipólito José da Costa, na primeira edição do Correio Braziliense, a 1º de junho de 1808. Proibido de circular no Brasil, por força da censura imperial, teve de ser editado em Londres. O conteúdo permanece vivo, sobretudo às vésperas das eleições.

Desafio

Um dos objetivos, no domingo, será cumprir a cláusula de desempenho que determina: a partir de 2019, apenas partidos com, no mínimo, nove deputados federais eleitos para Câmara dos Deputados, poderão receber benefícios. O principal deles é o Fundo Partidário, em torno de 800 milhões de reais por ano, que tem prestação de contas precária.

É o resumo

O que se repete a cada eleição: todos os candidatos nascem iguais. Diferenciam-se com a abertura das urnas e a contagem dos votos.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Propaganda gratuita termina quinta-feira
Oportunidade perdida
https://www.osul.com.br/distantes-do-que-e-vital/ Distantes do que é vital 2018-10-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar