Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Distribuídas no Rio Grande do Sul as primeiras doses da vacina contra o coronavírus para 162 mil pessoas

Compartilhe esta notícia:

A distribuição das doses de vacina por município está sendo consolidada pelas coordenadorias.

Foto: Divulgação SES
O Brasil receberá 5,4 mil litros de insumo da vacina CoronaVac nos próximos dias. (Foto: Divulgação SES)

Um esquema logístico da SES (Secretaria da Saúde) garantiu o envio de Porto Alegre para todo o Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (19), de quase 171 mil doses da vacina contra o coronavírus. O lote é destinado a um público de 162 mil pessoas, acrescido de uma margem-extra de aproximadamente 5%, por medida de segurança (em casos de avarias ou perdas de doses).

Os imunizantes foram encaminhados por via terrestre ou aérea às 18 coordenadorias regionais da SES (incluindo a própria capital gaúcha), de onde será feita a distribuição a todos os 497 municípios gaúchos.

Na segunda-feira (18) à noite, havia chegado ao Rio Grande do Sul um lote com o total de 314,8 mil unidades da Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan-SP.

Metade dessa quantidade fica reservada pela SES para envio posterior aos municípios, assegurando assim um quantitativo suficiente para a segunda dose a todos vacinados, entre duas e quatro semanas depois da primeira. A outra metade teve o envio realizado na manhã desta terça-feira.

Os primeiros envios a partir da Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos) da SES, em Porto Alegre, ocorreram para o Aeroporto Salgado Filho.

A partir de então, um helicóptero e um avião bimotor da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul enviaram as doses às regionais de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões, onde chegaram já pela manhã. Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior acompanhou o embarque.

Uma segunda remessa aérea foi realizada no início da tarde, com destino a Carazinho e Santo Ângelo. Em cada um desses destinos, as doses começaram a ser divididas entre as cidades da coordenadoria regional correspondente. A previsão é que entre esta terça e quarta-feira todos os 497 municípios do Estado já estejam com as duas cargas recebidas.

Ainda durante a manhã, na Ceadi, os demais envios foram sendo carregados às demais regionais. Por volta de 10h30min, todas as coordenadorias que fariam o transporte rodoviário já haviam tido as camionetes carregadas com as caixas térmicas que armazenam as vacinas em temperatura controlada.

Assim como a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, que ainda de manhã retirou a sua parcela de 51,6 mil doses no local, encaminhando para a Vigilância em Saúde de Porto Alegre.

Divisão

A distribuição das doses de vacina por município está sendo consolidada pelas em nível central pela Secretaria Estadual da Saúde e por suas 18 Coordenadorias Regionais, conforme os critérios populacionais dos grupos prioritários. A lista final será compilada e validada.

No caso da Capital, a proximidade motivou a coleta diretamente na Ceadi. Para as demais 496 prefeituras gaúchas, a retirada das doses da vacina será feita na respectiva coordenadoria o quantitativo proporcional à população a ser vacinada.

Alvo

Inicialmente, o público a ser contemplado é de profissionais de saúde que atuam na linha-de-frente do combate à pandemia em hospitais, atenção básica e rede de urgência ou emergência, além de pessoas a partir de 60 anos que vivem em ILPI (Instituições de Longa Permanência de Idosos) e população indígena aldeada.

Toda a população dos grupos prioritários será vacinada, mesmo que em um segundo momento, devido à quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul ultrapassa os 10 mil óbitos por Covid-19
Novo defensor público-geral assume e pede investimentos para defensoria
https://www.osul.com.br/distribuidas-no-rs-as-vacinas-para-a-primeira-dose-de-162-mil-pessoas-contra-a-covid-19/ Distribuídas no Rio Grande do Sul as primeiras doses da vacina contra o coronavírus para 162 mil pessoas 2021-01-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar