Ícone do site Jornal O Sul

Temporal provoca queda de árvores e deixa milhares de pessoas sem luz em Porto Alegre

Rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h no Estado. (Foto: O Sul)

Diversos pontos de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul registraram, nesta quarta-feira (15), falta de energia elétrica. O primeiro episódio foi à tarde, por volta das 15h, mas, às 17h50min, um temporal com vento e granizo em diversos pontos fez com que árvores caíssem e mais pessoas ficassem sem energia, chegando a 130 mil clientes sem luz na Capital. Os transtornos do temporal também repercutem no trânsito e no transporte na Capital.

Falta de luz começou por volta das 15h

Houve relatos de falta de energia, por volta das 15h, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Rodoviária de Porto Alegre e alguns hospitais da cidade. Bairros da Zona Sul, Zona Norte, e região Central do Estado também registraram a falta de energia. Por volta das 16h05min, a energia retornou em alguns pontos da Capital, como o bairro Petrópolis e Auxiliadora.

O apagão temporário também afetou outros municípios. Relatos de moradores também dão conta de falta de energia em Esteio, Alvorada, Viamão, Pelotas e Santa Cruz do Sul.

Segundo a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), a queda no fornecimento de energia para Porto Alegre e algumas cidades gaúchas ocorreu devido a um problema no Sistema Interligado Nacional, que abastece as subestações das companhias elétricas.

No final da tarde, às 17h15min, a CEEE informou que na subestação Porto Alegre 12, na av. Senador Tarso Dutra, a manutenção trabalhava para corrigir o defeito que causava desabastecimento para 18 mil clientes: um curto-circuito causou um princípio de incêndio, que foi controlado imediatamente. A previsão de restabelecimento era para as 19h, mas às 17h40min a companhia informou a conclusão do serviço e que todos os clientes estavam atendidos.

Dez minutos depois, no entanto, um temporal, inclusive com granizo em alguns pontos da cidade, fez com que diversas árvores caíssem e novos pontos de falta de luz fossem registrados.

Queda de água e problemas em deslocamentos

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) publicou avisos sobre a falta de energia em Porto Alegre.  “Devido a blackout diversos pontos da cidade ficaram sem energia elétrica. Os semáforos também sofreram alterações, mas aos poucos, estão voltando a operar normalmente. Pedimos atenção redobrada”.

Há também diversos registros de quedas de árvores, após o temporal do fim da tarde, além de relatos de fios caídos em função das próprias árvores caídas.

A Trensurb informou que devido à interrupção do fornecimento de energia da concessionária para a subestação elétrica Fátima, trens operaram com velocidade reduzida e intervalos de 10 minutos até pouco mais das 20h.

Consumo de água

O Dmae alerta que, devido à instabilidade no fornecimento de energia elétrica em função do temporal que já estava previsto, os usuários devem ter cuidado redobrado no consumo de água.

Sair da versão mobile