Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de junho de 2024
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre iniciou a construção de adutora destinada a interligar as estações de água tratada dos bairros Menino Deus e Moinhos de Vento. Produzida em ferro e com 1 quilômetro de extensão, a estrutura permitirá o abastecimento simultâneo entre os dois sistemas, que atendem quase 55 mil pessoas nas zonas Norte e Leste.
A conclusão está prevista para dezembro, a um custo total estimado em R$ 5,2 milhões. Os trabalhos são realizados em trechos das ruas Felipe de Oliveira (esquina com General Souza Doca), Barão do Amazonas, Dona Lúcia, Felizardo Furtado, Mariz e Barros, Camerino, Saicã e Engenheiro Antônio Carlos Tibiriçá (até a avenida Senador Tarso Dutra).
De acordo com o diretor-geral da autarquia, Maurício Loss, a interligação deve qualificar o abastecimento no Morro da Cruz (Zona Leste) durante o verão. O consumo aumenta nessa área da capital gaúcha durante os meses mais quentes do ano.
Falta de água
Devido à instalação de equipamento em estação do Dmae a partir das 8h desta quinta-feira (20), partes dos bairros Santo Antônio, Partenon e Aparício Borges, Partenon e Santo Antônio (Zona Leste), além da Glória (Zona Sul) devem ficar com torneiras secas ao longo da manhã e tarde. A normalização do abastecimento está prevista para a noite, com eventual demora em áreas mais elevadas.
A água pode apresentar no retorno coloração e gosto alterados, devido ao arraste de micropartículas das paredes internas da tubulação – o material não é prejudicial à saúde. Se persistir o aspecto turvo, deve ser acionado o telefone 156 (opção 2). Também está disponível o whatsapp (51) 3433-0156.
O bairro Medianeira já teve serviços programados pelo Dmae na manhã e tarde dessa terça-feira (18), causando desabastecimento parcial também na Glória. Equipes do Dmae realizaram interligação e corte de redes de água na avenida Professor Oscar Pereira. O cronograma de serviços é divulgado no site prefeitura.poa.br/dmae.
Quase 63 anos de atuação
Criado em 15 de dezembro de 1961, o Dmae é responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, bem como pela coleta e tratamento do esgoto sanitário em Porto Alegre. Também são atribuições da autarquia, desde 2019, a manutenção do sistema pluvial, projetos e obras de drenagem na capital gaúcha.
“É da responsabilidade do Departamento fiscalizar e manter esses serviços, além de planejar e promover, de forma constante, seu melhoramento e ampliação, garantindo a infraestrutura necessária para o crescimento sustentável da cidade”, ressalta o texto institucional veiculado no site.
(Marcello Campos)