Sábado, 26 de abril de 2025
Por Bruno Laux | 26 de abril de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Ponte confirmada
Em viagem a Brasília nesta semana, o deputado estadual Guilherme Pasin (PP) recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes a confirmação oficial da construção de uma passarela sobre a BR-470, na altura do quilômetro 211, em Bento Gonçalves (RS), ligando os bairros Juventude da Enologia e Conceição. Ao lado do presidente da Câmara de Vereadores do município, Anderson Zanella (PP), o parlamentar vinha articulando o avanço da obra frente à demanda apresentada pela população local, que enfrenta riscos diários ao cruzar a rodovia em trecho de tráfego intenso, sem estrutura segura ou faixa de segurança. Segundo o diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão, o projeto executivo será finalizado até julho, com abertura de licitação e início das obras na sequência.
Troca de comando
O deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) assumirá nos próximos dias o comando da Secretaria Estadual da Cultura do RS. Confirmado nesta sexta-feira pelo governador Eduardo Leite, o parlamentar ocupará o cargo comandado há mais de seis anos pela secretária Beatriz Araújo, que deve assumir uma “nova missão”, segundo o líder estadual. A mudança, considerada como certa desde o início deste mês, ocorre em meio à aproximação do atual governo estadual com o PDT, com quem poderá formar parceria para tentar emplacar uma sucessão ao Palácio Piratini em 2026.
Regulamentação decisiva
O governo gaúcho publicou nesta sexta-feira no Diário Oficial do RS uma portaria para regulamentar a norma que autoriza a construção de barragens e açudes no RS para fins de irrigação. Derivada de um projeto apresentado pelo deputado Delegado Zucco (Republicanos), a medida busca assegurar maior segurança hídrica, aumento de produtividade e proteção contra os efeitos de secas prolongadas para produtores rurais do Estado. Publicado cerca de um ano após a aprovação da matéria, o texto estabelece os critérios técnicos e ambientais para intervenção em Áreas de Preservação Permanente. Para Zucco, ainda que de forma tardia, a regulamentação marca um avanço decisivo para o agronegócio gaúcho. “Não se trata apenas de infraestrutura, mas de garantir que o RS tenha as ferramentas para enfrentar a estiagem com responsabilidade ambiental e foco na segurança alimentar e no aumento da produtividade”, pontua o parlamentar.
IF em Nova Santa Rita
Presidente da Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo aos Institutos Federais na Assembleia gaúcha, o deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) acompanhou na quinta-feira (24) o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Batistella, em uma reunião com o reitor do IFRS, Júlio Heck, para articular a possibilidade de instalação de uma extensão do instituto no município. Pretto argumenta que a cidade está entre as que mais crescem no RS, contando com um potencial “muito grande” para comportar uma unidade da instituição. O parlamentar afirmou ter saído do encontro com uma perspectiva positiva sobre o andamento da ideia, que deve ser tratada junto ao governo federal. “Eu acredito que, pela força da reforma agrária e da agricultura familiar em Nova Santa Rita, exista uma oportunidade da instalação do Instituto Federal no município, para formar profissionais que possam atuar nessas áreas”, pontuou o deputado.
Faixa estendida
O governo federal oficializou nesta semana a atualização dos valores limite da renda bruta familiar de quem pode participar do programa Minha Casa, Minha Vida. Em portaria publicada no Diário Oficial da União, foi estendido para R$ 8,6 mil o valor mensal de rendimento das famílias integrantes da faixa 3 de beneficiados pela iniciativa que residem em áreas urbanas. O texto amplia ainda para R$ 120 mil a renda bruta para grupos familiares abrangidos pela mesma faixa que residam em áreas rurais. Os novos valores de referência passaram a valer a partir da publicação da matéria.
* Instagram: @obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.