A Star+ divulgou o trailer do documentário que conta a história do grupo infantil Turma do Balão Mágico, um fenômeno dos anos 1980. Com direção de Tatiana Issa e estreia em 12 de julho, “A Superfantástica História do Balão” mostra os bastidores da trupe formada por Simony, Jair Oliveira, Vimerson Cavanillas e Michael Biggs. Revelando, ainda, momentos tensos e de pressão em meio à fama.
Com experiências também como atriz infantil, a diretora já havia trabalhado dirigido outras produções audiovisuais. Na lista estão “Pacto Brutal: o Assassinato de Daniela Perez” (2022), disponível na HBO Max, e o documentário sobre a trupe carioca de atores e dançarinos “Dzi Croquettes” (2010), que pode ser conferido no site de vídeos youtube.com.
Fenômeno
A Turma do Balão Mágico foi formada em 1982 por Simony, Tob (Vimerson) e Mike (Biggs). Jairzinho só entrou em 1984. A trajetória do grupo começa após uma apresentação de Simony no programa de Raul Gil.
Ela agradou tanto que chamou a atenção do produtor Tomas Muñoz, que queria formar um grupo infantil. Vimerson também rodava por programas de calouros e, ao fazer o teste ao lado de Simony, foi aceito de cara.
Michael, por sua vez, ficou famoso ao pedir em rede nacional que o seu pai, o britânico Ronald Biggs (famoso por se refugiar no Brasil após participar de um assalto milionário no Reino Unido), fosse libertado de um sequestro. Acabou convidado por Muñoz a também integrar o Balão.
Com ajuda do produtor e compositor Edgard Poças, autor de versões em português para músicas infantis estrangeiras, o grupo lançou seu primeiro disco em 1982 e vendeu 1 milhão de cópias. A gravador CBS (atual Sony Music) logo encomendou um segundo álbum, que contou com participações especiais de Djavan, Fábio Júnior e Baby do Brasil.
O disco também foi um fenômeno de vendas, superando o primeiro e consolidando o grupo como um verdadeiro fenômeno no Brasil. Com todo esse sucesso, Simony foi convidada pela TV Globo a apresentar um novo programa, intulado “Balão Mágico”, ao lado de “Fofão” – personagem do ator Orival Pessini.
Logo depois, Tob e Mike também entraram para o programa. Em 1984, foi a vez de Jairzinho. O “Balão Mágico” ficou no ar na TV Globo até 1986, quando foi substituído pelo “Xou da Xuxa”.
Após cinco discos gravados, a queda nas vendas e o crescimento dos integrantes seriam fatores fundamentais para o término da Turma do Balão Mágico, que teve a sua atividad encerrada naquele mesmo ano.