Em homenagem aos servidores estaduais afetados pelas enchentes de maio, a Secretaria da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul lançou um documentário em curta-metragem, intitulado “Nossas Vozes”. O audiovisual pode ser assistido no canal “TV Seduc RS” do site de vídeos Youtube e é centrado nos depoimentos de três diretoras de escolas localizadas em áreas da Região Metropolitana de Porto Alegre severamente inundadas.
Tatiani Prestes, da Escola Guarani (Canoas), Rejane Fortes, da Escola Eldorado do Sul (Eldorado do Sul), e Adriana Rosa, da Escola Américo (Eldorado do Sul), compartilham relatos e emoções. Em foco, o resgate de jornada de superação e resistência ao longo das semanas mais críticas da maior tragédia já ocorrida no Estado.
A produção está dividida em três momentos, iniciando com imagens de arquivos que mostram a dimensão da tragédia. Em seguida, as protagonistas entram em cena, narrando acontecimentos a partir da perspectiva de quem liderou esforços para coordenar a comunidade escolar e manter o vínculo com os alunos.
Gravado no estúdio do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, os relatos oferecem uma visão intimista, com memórias que se complementam. A última parte destaca o reconhecimento a essa dedicação, por meio das vozes de alunos, coordenadores e familiares que acompanharam o trabalho das três mulheres durante a tragédia climática. Também são mostrados registros das escolas, que retornam às aulas presenciais após três meses.
Realizado pela Assessoria de Comunicação da Seduc, “Nossas Vozes” tem direção de Rodrigo Peixoto, roteiro e produção dele e de Júlia Aguiar e Cainan Silva. Na direção de arte e edição está Eduardo Cubas, além de Daniel Marcilio e Gustavo Perez na equipe de produção. A coordenação e supervisão é de Bianca Garrido.
“A participação no documentário permitiu dar voz a tudo o que passamos desde maio, quando as águas invadiram nossas escolas e nossas casas”, ressalta Tatiani. “Primeiro, um sentimento de sobrevivência e a busca pelas vidas; posteriormente, de limpeza e reconstrução; agora, de recomeço.”
Lives
Após três meses de programação, a série “Acolher e Educar” chegou ao fim com resultados positivos de engajamento. Foram mais de 457 mil impressões no canal TV Seduc RS, por meio do qual foi realizada a veiculação desde 28 de maio. A iniciativa teve por finalidade auxiliar diretores, professores e equipes diretivas no enfrentamento dos desafios climáticos e na retomada acolhedora das atividades nas escolas.
O material cobriu uma variedade de questões voltadas ao ambiente escolar. Dentre os temas abordados estavam orientações pedagógicas, pautas administrativas, gestão de pessoas, mobilização para o Exame Nacional do Ensino Médio e busca ativa.
Foram disponibilizados 45 vídeos (incluindo 14 ao vivo), nas terças e quintas-feiras. As transmissões tiveram a presença de especialistas da área de educação e contaram com a apresentação de lideranças da Seduc e tradução simultânea com intérprete de Libras (linguagem brasileira de sinais).
As “lives” também alcançaram mais de 74 mil visualizações no canal do Youtube Além de compartilhar informações, os programas mantiveram um momento para a participação dos espectadores, que podiam encaminhar perguntas por meio de um “QR Code”.
(Marcello Campos)