Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de novembro de 2016
O documentário “Arminda Lopes – A estética além da dor” será exibido em pré-estreia nesta terça-feira (22), às 20h, no Espaço Itaú de Cinemas do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre. O longa-metragem da Stricher Filmes retrata a vida e obra da artista plástica Arminda Lopes.
A diretora e produtora Luzimar Stricher conviveu com a escultora durante dois anos. Arminda aceitou o convite para o documentário após um ano de conversas, ao sentir que Luzimar, com formação em psicanálise, deixava-a à vontade para se abrir e acessar memórias esquecidas.
O filme documenta a trajetória de Arminda da infância à maturidade. Menina em Santa Maria, sonhava ser artista, desejo reprimido pelos preconceitos da época. Casada e mãe de quatro filhos, enfim iniciou carreira nas artes plásticas há quase 40 anos. Na última década, Arminda dedicou-se à trilogia A estética da dor. Composta pelas séries Perdas, Miseráveis e Estados da Alma, a trilogia materializa a dor em esculturas em bronze de cunho fortemente expressionista.
Elogiada pela crítica, a série foi exibida nos principais espaços culturais do Brasil. A artista foi condecorada com a Medalha Vermeil, da Sociedade Acadêmica de Artes, Ciências e Letras de Paris, França, em 2007. Em 2013, foi empossada na Cadeira Livre de Número 33, patronímica de Manoel da Costa Athayde, da Academia Brasileira de Belas Artes, RJ.
Este é o primeiro documentário de Luzimar Stricher sobre uma artista plástica. Até agora, a diretora havia se dedicado a escritores, entre eles Erico Verissimo, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Paixão Côrtes, Carlos Urbim, Airton Ortiz e Alcy Cheuiche.
O filme integra a série Conversa de Livraria e reúne em sua equipe Bruno Polidoro e Fernanda Maria da Costa (captação de imagens), Alfredo Barros (montagem), Gabriela Bervian (captação de som), Kiko Ferraz (supervisão de som) e Everton Rodrigues (direção musical), entre outros.
O documentário tem o patrocínio das empresas Arte Cola, CEEE, Colombo e Zaffari por meio do financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Pró-cultura RS) e conta com o apoio da CMPC Celulose Riograndense e Rio Grande Seguros e Previdência.