Dois homens foram presos em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, durante uma operação de combate ao crime de lavagem de dinheiro realizada pela Polícia Civil por meio do Núcleo de Investigação de Crimes de Lavagem de Dinheiro da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana.
Na ação, um indivíduo foi preso em flagrante por posse ilegal de munições calibre 38. No mesmo local, também foi capturado um criminoso por porte ilegal de arma de fogo e receptação de veículo roubado. Uma caminhonete Toyota Hilux foi apreendida e encaminhada para perícia, visando apurar possível adulteração de numeração de sinal identificador.
Conforme o delegado Ayrton Figueiredo Martins Junior, que coordenou a operação, também foram apreendidos R$ 24 mil em espécie e cerca de US$ 3,5 mil. As buscas contaram com o apoio da equipe da 4ª DP de Santa Maria.
Ainda segundo o delegado, simultaneamente em Rio Grande, no Litoral Sul do Estado, foram realizadas buscas na residência de um indivíduo. Na casa, os agentes apreenderam documentos pertinentes à corrente investigação de crimes de lavagem de dinheiro.
Tráfico de drogas
A Polícia Civil deflagrou, na tarde de segunda-feira, a Operação Pedreira para combater o tráfico de drogas em Veranópolis, na Serra Gaúcha. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. A ação resultou na prisão em flagrante de dois homens, de 40 e 33 anos, e de uma mulher, de 30 anos.
Segundo o delegado Marcelo dos Santos Ferrugem, com os indivíduos foram apreendidas 120 pedras de crack prontas para a venda e três pedras maiores, estas pesando, no total, 125 gramas. Houve ainda a apreensão de uma espingarda calibre 36, munição, apetrechos para recarga de munição e celulares. As apreensões ocorreram em três residências no bairro Santo Antônio, localidade popularmente denominada como “Segundinha”.
Participaram da operação policiais de Veranópolis, Nova Prata, Nova Bassano, Bento Gonçalves e Cotiporã, além de cães farejadores do Denarc (Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico). A Brigada Militar também atuou na operação.
Em outra ação policial em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, após denúncia, foi preso em flagrante um traficante perto de um posto de saúde localizado no bairro Guajuviras. Com o indivíduo, foram apreendidas 136 gramas de maconha, uma balança digital e dinheiro trocado.
Segundo o delegado Cleomar Marangoni, da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, o indivíduo, de 48 anos, já havia sido preso pelos policiais da mesma delegacia no ano de 2015, também pelo crime de tráfico de entorpecentes.