Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de outubro de 2015
Depois de um início de negócios em alta, o dólar ficou instável e fechou em queda nessa sexta-feira, ficando abaixo do patamar de 4 reais.
A presidenta Dilma Rousseff anunciou na manhã dessa sexta-feira a redução do total de ministérios em oito pastas, como parte de uma reforma administrativa e ministerial visando a gerar economias e estabilizar o quadro político brasileiro.
A moeda norte-americana fechou vendida a 3,94 reais, em baixa de 1,41%. Na semana, o dólar recuou 0,75%. Em 2015, o dólar acumula alta de 48,4%.
No cenário externo, o mercado avaliou os dados sobre o desemprego dos Estados Unidos, que ficou estável em setembro, com a criação de 142 mil postos de trabalho. Foi o menor avanço em dois meses em mais de um ano, alimentando temores de que a desaceleração do crescimento econômico global, influenciada pela China, esteja enfraquecendo os EUA.
“[O dado sobre o emprego nos EUA] serviu como catalisador da retomada de confiança dos investidores ao redor do globo hoje”, disse o operador da Correparti Ricardo Gomes da Silva Filho.
A perspectiva de que a fraqueza econômica nos EUA possa levar o Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) a aumentar os juros somente em 2016 fazia o dólar recuar contra uma cesta de divisas formada por moedas de países desenvolvidos. Em mercados emergentes, a moeda dos EUA registrou volatilidade, uma vez que os números de emprego sugerem fraqueza na maior economia mundial.
Dólar Turismo
O dólar turismo fechou nessa sexta-feira em 3,93 reais para compra e 4,16 reais para a venda. (AG)