O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, foi eleito primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sua atuação será ocorre de 2019 até 2023, a decisão foi tomada durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada entre os dias 1º e 10 de maio em Aparecida, em São Paulo.
Dom Jaime Spengler foi eleito com a maioria absoluta dos votos, 301 votantes em assembleia, e ao ser perguntado pelo cardeal Sérgio da Rocha se aceitava este desafio ele respondeu: “Com temor e tremor, acolho”.
O primeiro vice-presidente nasceu em Santa Catarina em 1960, e tem sua vida dedicada ao evangelho desde cedo. Estudou em Roma e em Jerusalém. Em setembro de 2013, o papa Francisco nomeou dom Jaime Spengler como novo arcebispo de Porto Alegre.
No evento também foram divulgadas as Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio, 2019-2023, que foram definidas e aprovadas após debates entre bispos e participantes.
Os principais pilares serão a Palavra de Deus, o pão que sustenta a espiritualidade, a caridade, e a missão da vida missionária.