Manifestações favoráveis e contrárias ao impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff ocorreram nesse domingo a menos de dois quilômetros uma da outra em Porto Alegre. No Parque Moinhos de Vento, o Parcão, ficou o grupo que defende o afastamento definitivo de Dilma. No Parque Farroupilha, os manifestantes pró-Dilma protestaram contra o que chamam de golpe.
No Parcão, a manifestação ocupou parte da avenida Goethe, com bandeiras do Brasil e faixas de protesto, além dos bonecos infláveis de Dilma e do ex-presidente Lula. Um terceiro personagem, o juiz federal Sérgio Moro, também ganhou uma versão de boneco, com roupa de super-herói. O ato foi organizado pelos movimentos Brasil Livre, Vem pra Rua e Brasil Melhor. A coordenadora estadual do Brasil Livre, Paula Cassol Lima, ressaltou que um dos objetivos era protestar contra um possível “acordão” dos políticos para enfraquecer a Lava-Jato.
No Parque Farroupilha, o ato contra o impeachment e o governo do presidente interino Michel Temer foi organizado pela Frente Brasil Popular. A manifestação contou com apresentações artísticas de músicos e grupos teatrais. Os participantes carregaram bandeiras de movimentos sociais e organizações sindicais, além de faixas de apoio a Dilma e de denúncia ao que consideram um golpe. (ABr)