Sábado, 19 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump diz que os Estados Unidos ouvirão da Rússia “esta semana” sobre cessar-fogo

Compartilhe esta notícia:

Presidente americano (foto) se reuniu nesta quinta-feira (17) com a primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni

Foto: Divulgação/The White House
(Foto: Divulgação/The White House)

O presidente americano Donald Trump disse a repórteres nesta quinta-feira (17) que os Estados Unidos “ouvirão” da Rússia “esta semana” sobre a proposta dos Estados Unidos de um cessar-fogo entre Moscou e Kiev, na guerra da Ucrânia.

“Nós vamos ouvi-los esta semana, muito em breve, na verdade, e veremos. Mas queremos que isso pare. Queremos que a morte e o assassinato parem”, disse o presidente dos EUA aos repórteres no Salão Oval.

O secretário de Estado americano Marco Rubio e enviado, Steve Witkoff, estão se reunindo com autoridades ucranianas em Paris para uma cúpula na quinta-feira que visa fortalecer as defesas da Ucrânia contra os ataques contínuos da Rússia.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

O conflito na Ucrânia, que começou com a invasão russa em larga escala em fevereiro de 2022, continua sendo marcado por violência e mortes de civis. Recentemente, dois mísseis balísticos russos atingiram Sumy, no norte da Ucrânia, matando 34 pessoas e ferindo 117. Este foi o ataque mais mortal na Ucrânia neste ano.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky condenou veementemente a ofensiva e fez um novo apelo por mais ações contra Moscou. Ele também pediu que o presidente dos EUA, Donald Trump, visitasse a Ucrânia. Zelensky expressou dúvidas sobre o apoio contínuo dos Estados Unidos a longo prazo, embora reconheça que os EUA são um parceiro estratégico.

Os dois líderes tiveram uma reunião tensa no Salão Oval neste ano, marcada por uma troca de farpas diante da imprensa. O presidente ucraniano pediu que os EUA participassem de um esforço internacional de paz, ajudando a proteger o espaço aéreo ucraniano.

A Rússia nega ter como alvo civis, mas milhares foram mortos e feridos desde o início da invasão. Os russos atualmente controlam cerca de 20% do território ucraniano no leste e sul.

A Ucrânia está compartilhando informações sobre supostos crimes de guerra com parceiros internacionais, e o Tribunal Penal Internacional investiga os casos. Sob a administração Trump, os EUA realizaram conversas com representantes russos e ucranianos em uma tentativa de acabar com as ofensivas.

Apesar de acordos de cessar-fogo terem sido anunciados, as duas partes continuam trocando ataques. O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, se reuniu com Putin para discutir um acordo de paz, mas os ataques recentes vêm mostrando uma fragilidade dos esforços de paz e a continuidade do conflito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sancionada lei que amplia idade para compra de vagas na educação infantil em Porto Alegre
Inter inicia preparação para o clássico Gre-Nal deste sábado pelo Brasileirão
https://www.osul.com.br/donald-trump-diz-que-os-estados-unidos-ouvirao-da-russia-esta-semana-sobre-cessar-fogo/ Donald Trump diz que os Estados Unidos ouvirão da Rússia “esta semana” sobre cessar-fogo 2025-04-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar