Ícone do site Jornal O Sul

Donald Trump se reúne com a GM, Ford e Fiat Chrysler após criticar as montadoras

Presidente americano com os chefões de GM, Ford e Fiat Chrysler. (Crédito: Reprodução)

Donald Trump pediu as três principais montadoras americanas que aumentem a produção de veículos nos Estados Unidos e prometeu simplificar os processos para construção de novas fábricas, incluindo a legislação ambiental. “Está fora de controle”, disse.

A geração de empregos, promessa de campanha de Trump, foi o assunto principal da reunião que ele fez nesta terça-feira (24) com os presidentes da GM (General Motors), da Ford e da Fiat Chrysler, na Casa Branca. “Vamos dar um grande incentivo para ter novas fábricas de veículos e de outros setores”, disse Trump aos jornalistas após o encontro. Ele já tinha dado um recado semelhante pelo Twitter, antes do evento. “Quero novas fábricas aqui para carros vendidos aqui”, postou.

O presidente tem criticado as montadoras por também produzirem no México e exportarem esses veículos para o mercado americano. Para incentivar a abertura de novos postos de trabalho, Trump disse que irá reduzir tributos e a burocracia, tornando mais atraente fazer negócios nos Estados Unidos. Além disso, o presidente americano sinalizou que deverá haver mudanças na lei de obtenção de licenças ambientais.

“Nossos amigos que querem produzir nos Estados Unidos, eles levam anos e anos e não conseguem a permissão ambiental por causa de alguma coisa que ninguém nunca ouviu falar antes. É uma loucura. Eu sou um ambientalista, acredito nisso. Mas está fora de controle”, afirmou Trump.

Foi a primeira vez que os presidentes das “três grandes de Detroit”, como GM, Ford e FCA são conhecidas, se reuniram ao mesmo tempo com um presidente desde 2011, quando tiveram um encontro com Barack Obama a respeito de metas de redução da emissão de poluentes. (AG)

Sair da versão mobile