Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Filipe Guerrero Gracia | 12 de setembro de 2021
Quantas vezes você já reclamou ou ouviu uma pessoa próxima reclamando sobre as fortes dores nos pés que sentem quando ficam muito tempo em pé, ao realizar caminhadas ou até mesmo quando acordam pela manhã?
Muitos são os fatores responsáveis por causarem dores embaixo do pé como disfunções articulares, esporão de calcâneo, fascite plantar, artrite, entre outros. Diferenciar algumas dessas possíveis causas podem ajudar na escolha do tratamento e reduzir o tempo de recuperação.
É comum as pessoas confundirem que esporão e fascite plantar são a mesma coisa, mas na verdade não é bem assim.
A fascite plantar é a causa mais frequente de dor no calcanhar. É um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar. As causas da fascite plantar podem ser relacionadas com longas caminhadas ou corridas, com o uso de sapatos muito duros, além de poder estar relacionado com o fato de o pé do indivíduo ser muito cavo e dele estar acima do peso. O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar.
Outro problema bem comum que aparece entre as principais causas de dores nos pés é o esporão de calcâneo. É um crescimento anormal do osso, formando uma saliência óssea. O esporão do calcâneo desenvolve-se maioritariamente na “sola do pé”, no entanto, também poderá surgir na zona envolvente do tendão de aquiles. Por vezes, esta patologia é referida popularmente como “esporão de galo”, dadas as semelhanças da localização desta saliência óssea para as esporas dos galos. Os sintomas são muitos parecidos e podem estar associados aos da fascite plantar, porém eles vão aparecer mais ao contato do pé com o chão como subir escadas e ficar muito tempo em pé.
Portanto, podemos classificar a fascite plantar como uma inflamação, um processo degenerativo que vai afetar a fáscia plantar, já o esporão é um crescimento ósseo, que causa protuberância no osso calcâneo e isso acontece próximo à inserção da fáscia, por isso muitos tendem a confundir. Em caso de duvida um Medico especialista deve ser procurado para direcionar o melhor tratamento.
A artrite reumatoide (inflamação crônica autoimune) também costuma causar dor, rigidez e inchaço na região de calcanhar, tornozelo e pé. Outros problemas ortopédicos que podem causar dores no calcanhar referem-se a variações anatômicas no arco dos pés, como o pé plano (pé chato) ou o pé cavo.
Todos os fatores mencionados podem possuir disfunções articulares que vão diminuir ou travar a articulação causando uma sobrecarga e podem ser um dos fatores determinantes para um estresse aumentado da fáscia plantar (fascite) que pode contribuir com o crescimento ósseo (esporão) ou contribuir com a instalação precoce de uma artrite. Avaliar a funcionalidade das estruturas onde esses sintomas estão presentes também é fundamental para uma recuperação eficiente e rápida. Para esse tipo de avaliação e tratamento o Osteopata ou o Fisioterapeuta devem ser procurados.
Entre em contato com a redação e compartilhe sobre o que mais você gostaria de ler aqui. A sua duvida é a de muita gente.
Filipe Guerrero Gracia – Osteopata DO MRO Br
Voltar Todas de Filipe Guerrero Gracia