Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Filipe Guerrero Gracia Dor no cóccix: causas e consequências

Compartilhe esta notícia:

Acidentes que provocam um forte impacto no final da coluna, como cair sentado ou bater em uma quina, são as principais causas de dor no cóccix. Embora na maioria das vezes, a dor desapareça após alguns minutos, existem casos em que pode se manter por algumas horas ou dias.

No entanto, se a dor for intensa e durar mais de uma semana, impedindo que a pessoa caminhe normalmente, ou se acompanhar dor local ou febre, pode ser causa de algum problema mais sério como uma fratura, sendo assim, um médico deve ser consultado.

Alguns fatores levam a formação de um grupo de risco. Pessoas idosas têm os ossos mais fracos e sofrem com a redução da massa muscular causada pelo envelhecimento, o que aumentam as chances de uma lesão no cóccix após uma queda causada por um escorregão ou desequilíbrio.

Por possuírem a pelve um pouco mais larga, as mulheres também correm o risco de lesionar essa região do corpo durante o parto. O cóccix se torna mais flexível no final da gravidez. Por aumento da flexibilidade, o osso se movimenta mais livremente e, por isso, pode surgir dor, especialmente ao sentar ou levantar, por exemplo. Às vezes o parto pode fazer com que os músculos e ligamentos ao redor do cóccix permaneçam tensionados, o que pode resultar em dor.

Pessoas que realizam atividades físicas que podem gerar algum tipo de queda, como patinação no gelo ou hipismo, também podem sofrer uma fratura no cóccix durante a realização dos movimentos que envolvem a atividade. A pratica frequentemente de exercícios como andar de bicicleta ou remar, ou fazê-los por muito tempo seguido, pode resultar em uma lesão por esforço repetitivo, o que significa que os músculos e ligamentos ficam estirados e esticados, dificultando sua tarefa de manter o osso no local correto e provocando o surgimento da dor.

Ter uma má postura, especialmente quando se está sentado, como ao trabalhar em frente ao computador ou dirigir, por exemplo, pode causar uma pressão muito grande sobre o cóccix, resultando em dor durante o dia. Essa má postura consiste em não sentar sobre os Isquios (ossinhos da bunda) e sim sobre o sacro (parte de trás do quadril).

Todas os fatores mencionados acima podem também causar desequilíbrios musculares, tendineos e viscerais gerando consequências como dores na coluna lombar, no quadril, incontinência urinaria e até mesmo cefaleias tencionais.

O cisto pilonidal é uma pequena infecção que surge na região do cóccix e que é provocada pelo acúmulo de pêlos e células mortas debaixo da pele. Nestes casos, além da dor no local, que vai piorando ao longo do tempo, também pode aparecer um pequeno caroço que vai aumentando de tamanho. O tratamento médico é essencial, sendo a remoção cirúrgica do cisto necessária em alguns casos.

As dores no cóccix podem ser tratadas com tratamento conservador através do tratamento com Osteopata ou com fisioterapeuta. A osteopatia, especificamente, trata o problema de forma manual, avaliando e tratando músculos, ligamentos e articulações do paciente, sem nenhuma necessidade de cortes ou injeções. Esse tratamento é o mais recomendado para lesões no cóccix, podendo trazer resultados imediatos ao paciente.

Entre em contato com a redação e compartilhe sobre o que mais você gostaria de ler por aqui. A sua dúvida é a de muita gente…

Filipe Guerrero Gracia – Osteopata DO MRO Br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Filipe Guerrero Gracia

Hérnia de Disco: porque, como e quando é o problema
Travei: não consigo sentar, levantar ou andar
https://www.osul.com.br/dor-no-coccix-causas-e-consequencias/ Dor no cóccix: causas e consequências 2021-08-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar