Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de março de 2019
Duas das 20 maiores transferências da história vão acontecer na próxima temporada. Não se trata de uma previsão, e sim de uma constatação depois de Barcelona e Bayern de Munique saírem na frente ao lado do Real Madrid como grandes compradores do mercado de verão antes mesmo de as atuais competições terminarem.
O Bayern é responsável pela, até aqui, 14ª maior compra: Lucas Hérnandez, que deixará o Atlético de Madrid no mês de julho pelo valor de sua cláusula: 80 milhões de euros (o equivalente a 351 milhões de reais na cotação atual). Ele é o segundo defensor mais caro da história, atrás apenas do holandês Van Dijk, adquirido pelo Liverpool em janeiro de 2018 por 84,6 milhões de euros.
Outro holandês, o volante Frenkie de Jong, é o 18º desta lista depois de o Barcelona garantir a sua contratação por 75 milhões de euros. Com estas futuras transferências somadas às temporadas 2018/19 (atual) e 2017/18, metade do top-20 está concentrada neste período. Ou seja: gastar mais é uma tendência conforme os clubes vão ficando cada vez mais ricos.
O Real Madrid e o Chelsea são outros clubes já com negócios confirmados. Os merengues terão Militão, do Porto, e Rodrygo, do Santos, à disposição a partir de julho, enquanto os Blues contarão com Pulisic, do Borussia Dortmund.
O que chama a atenção neste ponto do ano é uma movimentação acima da média e a promessa de uma janela com fortes investidas, uma vez que Real Madrid e Bayern estão renovando seus elencos e podem criar um efeito cascata no mercado.
É esperar para ver e, no caso dos clubes brasileiros sedentos por algum trocado, torcer por vendas internacionais que influenciem no mecanismo de solidariedade…
Outras transferências importantes já acertadas para 2019/2020:
Pulisic (Borussia Dortmund para Chelsea): 64 milhões de euros
Éder Militão (Porto para Real Madrid): 50 milhões de euros
Rodrygo (Santos para Real Madrid): 45 milhões de euros
Pavard (Stuttgart para Bayern): 35 milhões de euros
Emerson (Atlético-MG para Barcelona): 12 milhões de euros
Luan Cândido (Palmeiras para Leipzig): 8 milhões de euros
Todibo (Toulouse para Barcelona): 1 milhão de euros
Ramsey (Arsenal para Juventus): custo zero