Ícone do site Jornal O Sul

É chegar e aproveitar

Donald Trump acha que não apenas o ditador da Coreia do Norte tem o direito de ameaçar outros países com a destruição e responde na mesma moeda. (Foto: Reprodução)

O balcão de negociações para pequenos partidos continuará funcionando a todo vapor. Uma das medidas mais esperadas da reforma ficou para 2020. Os deputados aprovaram ontem o fim das coligações para as eleições de deputados e vereadores, mas a nova regra não será aplicada no ano que vem.

Sinal de parada

O Supremo Tribunal Federal cumpre o dever de autorizar o envio da denúncia do presidente da República à Câmara. Os deputados federais vão desempenhar o papel de amigos de Michel Temer, mandando arquivar tudo.

Despesa sem sentido

Sem consenso para votação, senadores adiam a votação do projeto que cria o Fundo Especial de Financiamento de Campanha. No final de semana, vão tirar mais uma vez a temperatura dos eleitores sobre a medida. Encontrarão amplas parcelas furiosas com mais uma sangria do Tesouro Nacional.

Que os candidatos busquem votos usando argumentos não demagógicos e gastando sola de sapato.

Não falta coragem

Ricardo Gomes, do PP, saiu de modo espontâneo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre e está de volta à sua vaga de vereador na Câmara Municipal. Ele tinha sido escolhido em dezembro do ano passado na cota pessoal do prefeito eleito, Nelson Marchezan Júnior.

O motivo é inédito: Gomes deixou o poder que exercia no Executivo por não concordar com o projeto de aumento do IPTU. Tem argumentado com fatos que são inquestionáveis: o desemprego crescente, a retração nas vendas e o fechamento de lojas. Suas perguntas:

“Quem dirá basta? Até quando vamos repassar a conta da máquina pública ao cidadão, pagador de impostos? Vamos tributar a sociedade até que a atividade econômica se torne inviável, que dizer, até a pobreza absoluta? Em algum momento, precisamos dizer basta ao aumento de impostos. Pois, então, que digamos agora: basta. Chega de tanto imposto.”

Faculdade aberta

Nenhuma outra população no mundo tem acompanhado tanto ao vivo, pela TV, e também nos noticiários, sessões do Judiciário como o brasileiro. Talvez surjam vocações direcionadas à carreira do Direito. Para outros, valem como curso de especialização e domínio da complexa técnica processual.

Onde chegamos

Conselheiros afastados do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro por suspeita de corrupção chegaram a ser presos em março, mas hoje desfrutam de um estilo de vida invejável. Mesmo sem trabalhar, receberam vencimentos de até 54 mil reais por mês.

Vai ou não vai

O governo federal dá outra demonstração de que gosta de vacilar. A entrada em vigor do horário de verão está prevista para 15 de outubro. Porém, avalia ainda se mantém ou extingue.

Tática de alto risco

Donald Trump acha que não apenas o ditador da Coreia do Norte tem o direito de ameaçar outros países com a destruição e responde na mesma moeda. O anúncio feito na ONU contradiz a linha adotada por presidentes norte-americanos desde o presidente Ronald Reagan, que assumiu em janeiro de 1981.

Quando o caminho do diálogo é rompido, o pavio fica curto e a explosão mais próxima.

Diferença

Para retirar 10 mil reais em dinheiro de um banco é preciso o nome e CPF para evitar falcatruas. Geddel Vieira Lima acumulou 51 milhões sem qualquer exigência.

Sair da versão mobile