Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde É dengue, chikungunya ou zika? Entenda as diferenças entre as arboviroses

Compartilhe esta notícia:

. (Foto: NIAD)

O Brasil enfrenta um aumento expressivo nos casos de dengue, uma arbovirose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Diagnosticar a doença é importante para o prognóstico do tratamento e para a identificação de pacientes de risco. Entretanto, isso pode se tornar um desafio, a medida que existem outros duas arboviroses transmitidas pelo mesmo mosquito. São elas zika e chikungunya.

Essas três doenças têm sintomas muito parecidos, o que dificulta o diagnóstico em regiões em que mais de uma delas está em circulação. De acordo com a Fiocruz, a melhor forma de diagnóstico da doença é através do hemograma. Isso porque a queda nas plaquetas e a leucopenia são mais significativas na dengue e quase inexistente na zika, por exemplo. Existem também um teste rápido, com resultado em 20 minutos, que ajuda a detectar não só dengue como zika e chikungunya simultaneamente.

Por outro lado, para não ficar esperando o resultado no exame ou na impossibilidade de realizá-lo, existem diferenças sutis, mas importantes entre elas, que ajudam na sua identificação.

A dengue e a chikungunya têm os sintomas mais parecidos. Ambas causam febre e dor no corpo. Já a zika, causa apenas uma febre mais baixa que as citadas anteriormente.

Diferenças

De acordo com informações da Fiocruz, a dengue é a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores musculares no corpo, dor de cabeça e atrás dos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos graves, pode provocar vazamento de plasma ou de acúmulo de líquidos, levando a choque ou dificuldade respiratória.

Embora a chikungunya também causa febre e dores no corpo, o infectologista Celso Granato, diretor Clínico do Grupo Fleury, explica que, na chikungunya, as dores se concentram principalmente nas articulações.

“Chikungunya dá muita artrite e esse sintoma pode durar por meses e até anos, muito além da fase aguda da doença e o paciente precisa de assistência por todo esse período. Já a dengue exige acompanhamento na fase aguda, para possíveis sintomas de alerta, e de muita hidratação. Por isso é importante ter o diagnóstico correto.”

Casos de morte são muito raros, mas em virtude da persistência da dor, a doença afeta bastante a qualidade de vida do paciente.

Por fim, a zika é causa os sintomas mais leves, que muitas vezes são confundidos com alergia. Os principais sinais são: febre baixa, olhos avermelhados e coceira. Os sintomas não duram mais que sete dias. No entanto, a doença representa um risco para gestantes, devido ao risco de microcefalia no feto. Além disso, existem casos de zika associados à síndrome de Guillain-Barré.

Em relação ao tratamento, a recomendação é a mesma para as três: repouso e beber bastante líquido. Em casos de suspeita de dengue grave, é necessário procurar uma unidade de saúde imediatamente. Também é importante evitar a auto-medicação, pois alguns medicamentos são contra-indicados no caso de suspeita de dengue devido ao risco de hemorragia.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

A empresa Meta, dona do Facebook e do Instagram, vai deixar de pagar pelo conteúdo de notícias na Austrália
Liam Gallagher lança álbum e diz que não descarta reconciliação com o irmão: “Só não será essa semana”
https://www.osul.com.br/e-dengue-chikungunya-ou-zika-entenda-as-diferencas-entre-as-arboviroses/ É dengue, chikungunya ou zika? Entenda as diferenças entre as arboviroses 2024-03-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar